terça-feira, 12 de abril de 2011

Política. Por, Adriana Ielmini.



Pelo Interesse Nacional

O Senado brasileiro iniciou, em 2011, mais uma tentativa de se promover de fato uma reforma política. Há muitos anos que o nosso sistema político-partidário tem se mostrado falido, com políticos, partidos e instituições que visam em sua maioria atender os seus próprios interesses. Um reforma política que se preze tem que promover mudanças estruturais e não apenas pontuais, que tenha como base o fortalecimento do sistema democrático e a defesa dos interesses maiores da nação.
Hoje em dia quase todos nossos partidos são meras siglas de aluguel, em que o político está ali apenas para buscar um cargo no poder legislativo ou executivo. É difícil se definir qual a ideologia defendida pelos afiliados de um mesmo partido brasileiro. No fundo, os partidos se tornam um bando de gente em busca do seu interesse pessoal. Cria-se um ambiente pouco propício para a defesa dos interesses nacionais, além de favorecer o aumento dos casos de corrupção.
Algumas medidas aprovadas na Comissão de Reforma Política do Senado visam incentivar a formação de partidos fortes com uma ideologia bem definida, o que é a base fundamental para criação se um sistema político consistente. Um grande exemplo é o voto em lista para as eleições proporcionais. O eleitor deixará de votar na pessoa e sim no partido, ou seja, nos ideais defendidos por eles. Outra grande mudança é o financiamento público de campanhas, que inibem os casos de corrupção, especialmente, o conhecido “Caixa 2”.
O grande problema é que, geralmente, essas medidas são vetadas pela grande maioria de Senadores e Deputados no plenário do Congresso, pois são contra aos seus interesses. Seria fundamental uma mobilização nacional para aprovação das mudanças, já que a grande interessada é a própria sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário