quinta-feira, 14 de abril de 2011

Clima. Por Nathalia Faria.



Peculiaridades do clima .


As dimensões continentais do Brasil fazem com que as populações das variadas regiões do país apresentem compreensões bastante distintas acerca de clima e tempo. Ao passo que regiões próximas ao sul do país, na área subtropical, vivenciam uma melhor definição entre as quatro estações, os Estados próximos ao norte trazem características próprias dos climas tropical e equatorial. A posição geográfica do país abre, portanto, a margem para a presença de verdadeiras peculiaridades no que se refere ao clima.

O Estado do Maranhão, por exemplo, ainda que politicamente enquadrado como um Estado da região Nordeste, sofre fortes influências do clima da região Norte do país. Assim, apenas pequena parcela do Estado sofre com as secas que abalam as áreas mais centrais do Nordeste, sem, contudo, se aproximar da serveridade do clima daquelas localidades.

Verdadeiramente, a maior parte do Estado encontra-se sob a influência da umidade oriunda do clima equatorial-amazônico. Por essas razões, o Maranhão apresenta duas estações básicas: verão chuvoso e inverno quente. O primeiro se estende do final de dezembro a meados de junho e é caracterizado pelo céu constantemente nublado e pelas chuvas intensas. O segundo, por sua vez, é reconhecido pela quase escassez de chuvas, sendo que a temperatura é amenizada pelos fortíssimos ventos oriundos do litoral.

A diversificação climática é, pois, mais um retrato que demonstra as várias realidades existentes dentro de um único país como o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário