quinta-feira, 14 de abril de 2011

Arte. Por, Bruno Henrique Rocha de Oliveira.

Arte

A importância da Arte


A arte em nossas vidas tem uma função muito importante, pois é através dela que existe para todos uma forma de expressão da alma. Através da pintura, da escultura, da dança, do canto e da música essa expressão tem um papel indispensável em nosso cotidiano, além disso, essa prática é muito antiga e já vem sendo praticada a muito tempo pelas pessoas, rodeia o ser humano desde os tempos mais antigos, mostrando para humanidade toda representação da beleza ou toda forma de expressão que possa exteriorizar sentimentos, através da transformação da matéria ou da harmonia dos sons.
O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças e a de outros indivíduos, para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas. Com as artes podemos aprender que a comunicação vai além do diálogo entre as pessoas porque atinge um nível mais profundo do nosso inconsciente, através dela podemos “fotografar” a alma.
Arte não se resume a peças de um museu. Pois é, muitos ainda pensavam que arte era só quadro de Picasso, mas a verdade que a arte é também música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro e Cinema. Em pensar que antes a gente pensava que arte era apenas uma coisa culta demais, sem graça demais, mas também o que ela faz por nós: a arte grita, por ser muitas vezes uma forma de protesto, chamar atenção, apontar algo de errado na nossa sociedade.

Mas independente das diversas definições do que seja a arte, o fato é que ela está sempre presente na história humana, sendo inclusive um dos fatores que a diferenciam dos demais seres vivos, que pode ser utilizada para vários meios para expor a manifestação, a criação de sensações ou de estados de espírito. Imagine só, não ter música? Filmes? Teatros? Pois então, por tudo que ela nos proporciona, e uma coisa temos certeza, não só de pão vive o homem, não nos alimentamos só o físico, já arte é o que traz alimento para alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário