quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entretenimento. Por, Carolina Elias.

Com a correria das rotinas de hoje, onde cada vez mais cedo as pessoas começam a trabalhar e ter responsabilidades, o nível de estresse fica cada vez mais maior assim como as preocupações do dia a dia, alguma parte do nosso dia deve ser reservado para esquecermos tudo isso. Temos que relaxar e aproveitar um momento para nosso lazer, distrações e curtir prazeres específicos de cada um.
Essa busca por um prazer, um passatempo, uma distração da rotina que temos, se torna um entretenimento. Que significa exatamente o conjunto de atividades que a pessoa pratica que não tem outra utilidade a não ser o prazer, sendo um desvio do espírito para coisas diferentes das que o preocupam. Como cada pessoa prefere certos entretenimentos do que outros, nossa gama de distrações se torna cada vez maior, temos várias formas de nos entreter assim como vários lugares.
Podemos até formar grupos ou tribos que apreciam o mesmo tipo de entretenimento para criarmos uma vida social à parte de nossa rotina. Há prazeres mais artísticos como cinema, literatura, pintura que juntam características de pessoas diferentes daquelas que preferem os esportes, e programas ao ar livre como acampar. Analisando todas essas tribos é possível caracterizar esses grupos de pessoas e seus comportamentos ajudando em vários aspectos como no marketing na hora de criar ou anunciar um produto novo, ou até mesmo nos estudos urbanísticos para se criar parques, cinemas, e outras coisas que podem agregar na vida do cidadão.
O estudo comportamental desses grupos definidos pelo entretenimento pode se tornar interessante para várias áreas quando é mais aprofundado. Por exemplo sabemos que as pessoas que gostam de esportes e o praticam por lazer são pessoas que tem hábitos alimentares mais saudáveis que outras e por elas terem esse hábitos tem uma saúde melhor e uma vida mais longa, podemos também defini-las como pessoas mais inquietas, com uma disposição melhor e uma comunicação maior. Com esses detalhes podemos definir um perfil pra essa pessoa e a partir disso direcionar onde na sociedade elas melhor se adaptam, assim como lugares para morar, lugares para trabalhar e amigos da sua vida social.
Para quem acha que um entretenimento não é uma coisa muito importante, pode começar a pensar melhor sobre o assunto. Podemos dizer que o entretenimento não é apenas assuntos de interesse e prazer de certas pessoas, mas pode se tornar uma ferramenta para entendê-las e caracterizá-las em vários tópicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário