sábado, 16 de abril de 2011

Moda. Por, Marcus Vinicius de Jesus Freitas.


A moda na vida cotidiana

Os fatos históricos e culturais influenciam a moda consideravelmente, exemplo disso ocorreu no inicio do século passado, quando os trajes femininos eram enormes, pesados com uso do espartilho obrigatório, com as guerras as mulheres foram obrigadas a trabalhar, já que os homens estavam no campo de batalha e os trajes tiveram que se adaptar. Sempre após as guerras surgem tendências de moda alegres, coloridas e de formas confortáveis contrapondo com a tristeza que o mundo se encontra nesse período. A indústria da moda hoje movimenta bilhões no mundo, determinando hábitos e criando desejos de possuí-la em todas as esferas sociais. Nas ultimas décadas ultrapassou as áreas têxteis e de vestuário, avançando em diversas esferas de design como e a indústria dos cosméticos e perfumaria e se fundiu a muitas áreas da indústria do entretenimento. Existem no mundo grandes centros de moda como Paris, Londres, Milão e New York, e cada uma possui a sua semana da moda que é extremamente concorrida, nessas semanas são apresentadas as novas tendências dos maiores estilistas do mundo, são organizados verdadeiros mega shows, onde a moda é apresentada de forma peculiar. No Brasil existem duas grandes semanas de moda no Rio de janeiro e São Paulo já ocupando o sexto lugar em relação à indústria da moda mundial. Atualmente, a indústria da moda brasileira reúne 30 mil empresas, excluindo nessa conta as empresas informais, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega 1,7 milhão.
Os meio de comunicação de massa onde é estimulado o culto à celebridades, a necessidade de novidades nos mais diversos campos, desde culinária passando por gênero musical e eletrônicos, a moda passou a comandar os gostos em outros campos. No Brasil a televisão é um grande impulsionador de tendências de moda a colocando no mercado a cada lançamento de uma novela, principalmente quando aparecem nos personagens principais, exercendo assim, as novelas, uma das mídias com mais força de influencias sobre a moda no Brasil. A moda não está ligada somente ao consumismo, ela também serve para colocar em pauta temas como ecologia, a exemplo da Cavaleira no SP Fashion Week, onde foi realizado um desfile as margens do Tietê e tinha a intenção de conscientização em relação a saúde do rio e levantar outros problemas sociais. Mesmo sendo um ramo que encontra diversas barreiras, dentre elas as dificuldades para encontrar fornecedores, a elevação do preço no produto final, já existem marcas que estão aderindo a linha “moda ecologicamente correta”, mostrando assim que ela é influenciada pelas fases em que o mundo passa, já que a todos os momentos é falado da importância de sermos cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente.

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