quarta-feira, 13 de abril de 2011

Economia. Por, Rafael Ramos Teixeira.



O Fim das Folhas de Cheque.


Com a acessibilidade e popularização da emissão de cartões de credito e débito, o brasileiro praticamente aboliu o uso dos talões de cheque, muito utilizado até o fim da década de 90, das suas relações econômicas do dia-a-dia população.
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Banco Central, o percentual de usuário das folhas de cheque caiu de 2% em 2007 para 0% em 2010.
Em contrapartida a utilização de cartões de credito teve aumento de 5% e a utilização dos cartões de debito tiveram o crescimento de 6% no mesmo período.
Ainda de acordo com a Pesquisa foi detectado que o dinheiro vivo ainda é a forma preferida de pagamento pelos brasileiros e o que o Brasileiro tem necessidade de ter por dia pelos menos 20 reais para os gastos diários.
A pesquisa também apurou que apesar do crescimento de numero de cartões de credito e de debito e os programas de incentivos a abertura de contas, 57% da população ainda recebe seus salários em dinheiro.
Outro comportamento que mudou no cenário brasileiro foi a preferência da população em pagar por serviços e produtos à vista, de acordo com economistas o preferência do consumidor em efetuar o pagamento no ato compra, deve-se pela mudança do comportamento do consumidor brasileiro que hoje prefere poupar e obter descontos a ter que pagar juros por uma compra parcelada.
O índice de inadimplência entre os Brasileiros vem diminuindo entre os Consumidores Brasileiros de acordo com a pesquisa. A expectativa é quem o numero de pessoas com o Nome restrito em 2016 seja inferior a 15 % da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário