quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gastronomia, Por, Guy de Orleans e Bragança.



El Bulli


O El Bulli é sem dúvida o restaurante mais controverso e experimental do mundo. Lá, eles recebem mais de 1.000.000 de pedidos de reserva por ano, aceitando apenas 8.000 pessoas.

O chefe, Ferran Adrià, é reconhecido mundialmente, sendo uma das pessoas mais famosas da Espanha e considerado o melhor chefe do mundo.

A sua generosa vontade de dividir seu conhecimento fez com que a sua influencia se espalhasse no globo. Muitos dos que trabalharam com ele, levaram a sua técnica e as suas ideias para outras partes do mundo. Talvez seja exatamente isso que faz que ele se supere sempre, evitando ser ultrapassado nos rankings gastronômicos.

Todos os anos, Adrià surpreende o público por exceder os limites da cozinha tradicional, apresentando pratos que desafiam qualquer forma de descrição, muitas vezes desafiando também as próprias leis da física.

O restaurante, que é situado em Rosas, na Costa Brava espanhola, foi descrito como “o mais imaginativo gerador de haute cuisine no mundo” e têm três estrelas, pontuação máxima, no Guia Michelin.

O período de abertura é de apenas seis meses consecutivos por ano, podendo variar a época. As reservas para a próxima temporada são feitas exclusivamente no dia seguinte ao fecho da estação.

Entretanto, o chefe Catalão, que lidera a gastronomia internacional há duas décadas, decidiu fechar permanentemente o seu restaurante para abrir uma academia para estudos culinários avançados. Segundo ele, a academia será um lugar para pensamento livre e ideias inovadoras.

O El Bulli fechará suas portas definitivamente em dezembro de 2012. Portanto, quem já teve a oportunidade de degustar seus pratos inusitados, que guarde a experiência para sempre na memória. Para os outros, só se pode imaginar o que se passava neste ilustre restaurante, que fez história e influenciou a gastronomia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário