sexta-feira, 15 de abril de 2011

Programa de Gestão Ambiental. Por, Bruce Brocky.




A gestão ambiental (GA) é uma prática muito recente no Brasil e no mundo, porém a cada dia vem ganhando mais espaço tanto nas instituições públicas quanto nas instituições privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
O seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental.
Atualmente a gestão ambiental começa a ser encarada pelas organizações também como um assunto estratégico, porque além de estimular a qualidade ambiental também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (por exemplo, indenizações e multas por danos ambientais).
No caso do setor público, a Gestão Ambiental apresenta algumas caracterí-sticas diferenciadas. O governo tem papel fundamental na consolidação do desenvolvimento sustentável, porque ele é o responsável pelo estabelecimento das leis e normas que estabelecem os critérios ambientais que devem ser seguidos por todos em especial o setor privado que, em seus processos de produção de bens e serviços, se utiliza dos recursos naturais e produz resíduos poluentes. Por isso mesmo, além de definir todas as leis e fiscalizar seu cumprimento, o poder público precisa ter uma atitude coerente, responsabilizando-se também por ajustar seu comportamento ao princípio da sustentabilidade, tornando-se exemplo de mudança de padrões de consumo e produção, adequando suas ações à ética socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário