sábado, 16 de abril de 2011

BIODIESEL. Por, DEUSEMARA GALDINO DE OLIVEIRA.



O biodiesel surge como uma alternativa a tentativa de substituição ao óleo diesel por biomassa e também para redução da dependência dos derivados de petróleo. Com isso, criar um novo mercado para as oleaginosas.
A reação química do processo de produção fornece um éster (biodiesel) e glicerol. Contudo, os ésteres possuem características físico-químicas bastante parecidas com as do diesel.
Para Leggett et al. (1992), o efeito estufa é causado pelas emissões do dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e outros gases na atmosfera, através da queima de combustíveis fósseis.
Através do uso continuo do biodiesel é possível a redução das emissões de alguns gases na atmosfera, tais como: monóxido de carbono (CO), material particulado (MP), óxido de enxofre (SOx), hidrocarbonetos totais (HC) e de grande parte dos hidrocarbonetos tóxicos, que apresentam potencial cancerígeno. Entretanto, as emissões dos óxidos de nitrogênio (NOx) aumentam comparado ao diesel mineral (Tabela I), porém isso não significa um impedimento a utilização porque o biodiesel possui diversas vantagens.
Tabela I - Comparação de emissões do biodiesel de soja com o diesel mineral (%)

Fonte: EPA, 2002.
1- O que é o biodiesel?
O biodiesel é um biocombustível renovável fabricado a partir de matérias-primas vegetais (figura 1) ou animais tais como: soja, mamona, canola, pinhão manso, palma, girassol e amendoim, entre outros e as de origem animal são obtidas do sebo bovino, suíno e de aves. Também pode-se citar como outra fonte de matéria-prima os óleos utilizados para frituras.

Algumas matérias-primas vegetais


A definição de biodiesel fornecida pela Lei nº 11.097, de 13 de setembro de 2005, que inseriu o biodiesel na matriz energética brasileira é: “Biodiesel: biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.” (NR)
O biodiesel juntamente o etanol compõe uma significante oferta para esse segmento de biocombustíveis, pois ambos são derivados de biomassa (origem vegetal ou animal para produção de energia), ou seja, menos poluentes e ainda é uma energia renovável.
O Biodiesel é um composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa obtido, usualmente, a partir da reação de óleos vegetais e gorduras animais com um intermediário ativo (constituído de álcool e catalisador), processo este de

Nenhum comentário:

Postar um comentário