quinta-feira, 14 de abril de 2011

Moda. Por Carolina Elias.



Alguém já parou pra pensar porque vestimos as roupas que temos hoje? A moda virou uma mega indústria nos tempos de hoje, com bastante variedade, a tendência passou a ser uma coisa relevante na vida das pessoas. Não importa seu estilo de vestir, pode ser só roupa de grife, pode ser só roupa de supermercado, mas todas elas estão à venda seguindo uma tendência, e foi desenhada e criada pensando justamente nesse grande movimento que é a moda.
Antigamente as pessoas se vestiam somente para cobrir o corpo e se protegerem do frio, vento, calor e até mesmo para se camuflarem em momentos de sobrevivência. Foi na própria Pré-História que as pessoas ao começarem a usar roupas para se protegerem do clima que começou a ter tendências. As pessoas que possuíam status e poder se vestiam com peles de animais e o resto tentava copiar, começando assim a moda. Em cada lugar do mundo, havia um tecido que se destacava e diferenciava dos demais, por exemplo, na Índia cada casta usava cores e padronagens diferentes para reconhecimento de todos, enquanto que no Egito os camponeses usavam uma roupa feita de algodão semelhante a uma fralda, os sacerdotes e guerreiros usavam túnicas elaboradas e com adornos.
Desde então as roupas que diferentes homens e mulheres vestiam, significam seus status na sociedade. Surgindo as revistas, televisão e cinema a moda começou a ser seguida por artistas que apareciam com roupas e acessórios diferenciados. Nas décadas de 50 e 60, tiveram tendências bem diferentes umas das outras, mas todos seguiam assim que essas mudavam. Um exemplo forte do cinema foi o filme Hair, que inspirou uma tendência muito forte dos cabelos longos e roupas dos anos 60. Assim como nos anos 70 as calças boca de sino foram usadas por todos que acompanhavam as tendências que iam surgindo. Hoje podemos pensar que não existem mais tendências, pois parece que a moda volta de alguma outra época, ou que hoje em dia não se cria mais nada e sim se copia. Mas a moda representa exatamente tudo isso hoje, as pessoas seguem a moda, mas sem querer parecer que estão seguindo. Cada um quer ter seu próprio estilo, mas na verdade o estilo já está nas lojas e caracterizados para todos.
Não importa o que você está vestindo hoje e nem o porquê, a moda virou uma mega indústria mundial onde a maioria veste o que foi exatamente calculado para se vestir. Você pode até tentar fugir desse padrão, mas o interessante hoje é que o padrão é justamente não tê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário