terça-feira, 12 de abril de 2011

Entretenimento. Por, José Carlos da Fonseca Neto.


Noites no Rio de Janeiro – Música? Sertanejo Universitário

A música sertaneja, assim como o pagode e o forró já fizeram, ganhou sua variante universitária. Mais “descolado”, o sertanejo universitário agita há alguns anos os bares e baladas, onde passa longe das etiquetas de “brega” ou “antiquado”. A novidade é que o estilo musical rompeu uma barreira importante: invadiu a cena noturna carioca e começa a agradar quem não é do mundo country. Diferentemente das versões jovens do forró e do pagode, o sertanejo universitário não busca um resgate de suas raízes, mas adapta o som para agradar os ouvidos dos jovens de 15 a 25 anos, em média.
Abusa-se dos violões e guitarras e até mistura percussão de axé. As letras e composições costumam ser “fáceis”, e a roupagem não é nada parecida com duplas como Zezé di Camargo e Luciano muito menos com Chitãozinho e Xororó. E o público também é outro. Os jovens que curtem o sertanejo universitário não são necessariamente adeptos de chapéus e fivelas de cinto. Esse pessoal, há um ano, um ano e pouco, nem conhecia direito o sertanejo. De repente, começou a gostar. Foi o mesmo boom que aconteceu com o pagode: conseguiu atingir um público de classe mais alta. E o que atraiu esses jovens que nunca gostaram do gênero é o sarcasmo e o bom humor das músicas dessas novas duplas. Os precursores do estilo foram João Bosco e Vinícius e César Menotti e Fabiano, logo surgiram outras duplas como Vítor e Léo, Marcos e Adriano, João Neto e Frederico, Jorge e Mateus. O Sertanejo Universitário tem muitos elementos do pop rock e de ritmos brasileiros, como o axé e o forró, com levadas alegres e aceleradas.
Esse novo estilo de sertanejo começou a fazer sucesso por causa da mídia, principalmente a televisão, meio no qual as novelas exploram muito esse estilo. Ter a TV exaltando o sertanejo universitário contribui para o aumento da busca por produtos e lazer, relacionados ao estilo. Pode-se notar essa influência, claramente, no vestuário das pessoas e valorização de festas e shows desse novo estilo musical. Para muitos fãs, as canções são legais porque falam dos sentimentos das pessoas, que todos temos e compartilhamos. É diferente da maioria das músicas de hoje, as quais muitas não falam nada sobre nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário