quarta-feira, 13 de abril de 2011

Turismo. Por, Adriana Ielmini.



Santa Paisagem


Santa Teresa talvez seja o bairro mais charmoso e aconchegante do Rio de Janeiro. Encravado no maciço da Tijuca, o bairro é o cortado por ladeiras e trilhos por onde passam o famoso bondinho de Santa Teresa. Os antigos casarios compõem esse lindo cenário, que, em boa parte do ano, é extremamente bucólico. No entanto, esse ar calmaria esconde uma violência que cresceu ali, fruto do abandono do poder público e do aumento da favelização da região. Mesmo abandonada, Santa Teresa conseguiu desenvolver parte de seu grande potencial turístico.
A presença do bonde e as construções antigas, além da paisagem para outras maravilhas do Rio, já fazem do bairro uma grande pólo de atração de turistas. Na verdade, há muito tempo que a região atrai estrangeiros por causa, principalmente, do seu clima mais ameno.
Entretanto, ao longo dos anos, o bairro desenvolveu outros atrativos que se tiverem mais investimentos podem atrair ainda mais turistas. Santa Teresa possui restaurantes servindo os mais variados tipos de cardápios possíveis: desde a comida nordestina, passando pela mineira, até pratos típicos alemães e os mais diversos tipos de peixes. Enfim, podemos dizer que a região conta com um verdadeiro pólo gastronômico.
Além dos restaurantes, o bairro é conhecido pelo carnaval de rua. Em fevereiro e março, as ladeiras de Santa Teresa são tomadas pelos famosos blocos carnavalescos, como Céu na Terra e Carmelitas. Uma multidão sobe todo ano para conhecer o carnaval do bairro.
Não podemos esquecer do Santa Teresa de Portas Abertas, um evento cultural em que os artistas abrem as portas de seu ateliês para visitação do público. Sem dúvidas mais um sucesso: milhares de pessoas participam do evento todo ano.
E o que falta para Santa Teresa se consolidar como grande pólo turístico do Rio? Falta investimento público, especialmente, em segurança e infra-estrutura. Faltam melhorias no bondinho e aumento da rede hoteleira. Com essas conquistas o bairro se consolida de vez como referência do turismo carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário