terça-feira, 12 de abril de 2011

Meio Ambiente. Por, DEUSEMARA GALDINO DE OLIVEIRA.





Crescimento no volume de vendas de pneus

A cada ano que passa o crescimento do volume de vendas de pneus aumenta significativamente. Isso porque podemos estimar a demanda nacional de pneus pelo aumento da frota de veículos. Considerando que, em média, a cada ano trocam-se os pneus devido ao desgaste pelo tempo de uso ou pelas más condições a que o pneu é submetido, e que esta demanda forma o mercado de reposição de pneus, podemos concluir assim que este mercado é significativo.
Para melhor ilustração, o gráfico abaixo demonstra o aumento no volume de anual de vendas:

Fonte: http://www.anip.com.br/
Os Compradores tem o poder de barganhar preços, com isso fazem com que as indústrias baixem seus preços, estimulando uma forte competição entre os concorrentes.
No início os compradores podem resistir em adquirir um grande número de pneus, isso devido ao pouco tempo da empresa no mercado. Podem alegar que os consumidores finais, a princípio, possam não comprar porque não conhecem a marca e nem a qualidade do pneu.
Em geral, os compradores têm total informação sobre a demanda, preços reais de mercado, e mesmo sobre os custos dos fornecedores.
No mercado, pode-se considerar três produtos substitutos aos pneus novos, que são:
 Recauchutagem: consiste fundamentalmente em aproveitar a estrutura resistente do pneu gasto (liso), desde que esta esteja em boas condições de conservação, e incorporar-lhe nova borracha de piso, por forma a que este ganhe outra vida;
 Recapagem: É um processo de reconstrução do pneu onde em uma carcaça em bom estado é feita a aplicação de uma banda de rodagem transformando em um pneu praticamente novo;
 Remoldagem: As carcaças de pneus velhos escolhidos são montados em máquinas que fazem o pneu girar a altíssimas velocidades. Durante este processo as partículas de sujeira desprendem da borracha, além de preparar a superfície para receber os novos compostos de borracha.
Isso porque o custo de produção de um pneu recauchutado, recapado ou remoldado, em geral, são mais baratos. Por isso, o pneu torna se mais econômico aos compradores. É um mercado bastante competitivo que demonstra uma oportunidade para empresas desse ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário