terça-feira, 12 de abril de 2011

Tecnologia. Por, José Carlos da Fonseca Neto.


As principais redes sociais que viraram “febre” no mundo


A idéia das comunidades online agora chamadas de redes sociais não é nova, sua popularização se deu em conjunto com a popularização gradativa da internet com o passar dos anos. Segunda a Wikipédia, rede social são: “grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, fóruns, sites de relacionamento)”.
A maior motivação do sucesso inquestionável com certeza está ligado a “amizade e compartilhamento”, pois, nesse mundo virtual é possível conhecer, se associar, criar, manter, estender, partilhar…pessoas, informações, pensamento, idéias, conhecimento e tudo que você imaginar. As redes sociais encurtaram as distâncias, aproximaram as pessoas e as mantém informadas ainda mais do que se podia imaginar quando a internet surgiu. Hoje é possível ter amigos na Índia, EUA, Japão, França sem nunca ter posto os pés em um desses países, com apenas alguns cliques.
A rede social mais famosa e utilizada atualmente é o Facebook. Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, agora mundialmente famoso depois do lançamento do filme “A rede social” que conta a história da fundação do Facebook, essa rede social é uma febre mundial. De recursos, a rede social de Mark possibilita criar novas amizades, compartilhar vários tipos de arquivos, inclusive fotos e vídeos, divulgar coisas, participar de um tipo de web chat, e muito mais. Ainda é possível “curtir” o que seus amigos estão escrevendo ou fazendo, sendo essa a mais conhecida das funções da rede.
O Orkut, rede social pertencente a gigante Google, também surgiu em 2004. Ela se popularizou muito no nosso país por oferecer principalmente a possibilidade de criar novas amizades facilmente, além de poder compartilhar fotos e vídeos com mais facilidade do que no Facebook. Recentemente ele também foi agregado ao um web chat, um dos seus pontos mais fortes é o fato dele ser mais intuitivo que seu concorrente.
Outra rede muito conhecida atualmente é o Twitter, criativo e inteligentemente diferente das mais populares redes, oferece um tipo de serviço diferenciado conhecido com microblog. Funciona assim: você escreve o que está pensando ou se passando em sua vida ou em sua cabeça, e outras pessoas gostam do
que você está escrevendo e passam a te “seguir” ou “follow you”. Assim você também pode estabelecer um chat online e ao mesmo tempo compartilhar diversas coisas via twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário