sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moda. Por, DEUSEMARA GALDINO DE OLIVEIRA.







Com a necessidade de o homem pré-histórico proteger-se do frio surgem as vestimentas. Entretanto, essa necessidade que a princípio era apenas cobrir-se para combater o frio transformou-se em um aspecto cultural, determinando as diferenças entre ordens e posteriormente as classes sociais. Cada ordem (mais tarde classes) tinha uma maneira peculiar de vestir que os diferenciavam.

A moda não é simplesmente usar roupas no seu dia-a-dia. É um conceito muito além, pois é um fenômeno sócio-cultural, num determinado período de tempo, que expressa comportamentos, atitude, hábitos e costumes da sociedade.

Segundo (1997, p. 18), ”muito se tem escrito sobre o assun­to complexo e fascinante que é moda, associando-se sobretudo ao que ele su­gere de mais psicologicamente atra­ente: a moda como uma expressão ou como um complemento de beleza, de elegância, de físico, de característi­co antropológico, de personalidade, mais de mulher do que de homem”.

É um movimento sazonal ocorre por vários motivos, por exemplo, quando pessoas famosas surgem com algum acessório, roupa, bijuterias entre outros, que despertem o desejo de compra de grande parte dos consumidores, fazendo com que este objeto passe a ser utilizado por muitas pessoas e vire moda.

Todo esse esforço para lançar ou relançar uma moda movimenta bastante pessoas. Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), o setor de têxtil e vestuário é o segundo que mais emprega no Brasil na indústria de transformação.

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