domingo, 10 de abril de 2011

Entretenimento. Por, Tiago Paiva.


Entretenimento dos cariocas

No Rio de Janeiro, existe uma gama enorme de opções de entretenimento. Assistir a jogos finais de semana no Estádio João Havelange, Ir à praia, fazer trilhas na floresta da tijuca, pular de pára-quedas, caminhar pelo calçadão de Copacabana, ir ao cristo redentor e ao pão de açúcar, tomar café da manhã no parque laje, caminhar pelo jardim botânico, praticar kitesurf na praia da Barra da Tijuca, andar de Jet Ski nas lagoas da barra, ir ao lual final de semana na praia do arpoador, fazer um piquenique na Quinta da Boa Vista, assistir ao por no do sol na pedra do arpoador, correr pela orla da lagoa Rodrigo de Freitas, ir a feirão de São Cristovam, fazer um passeio de pelos museus, teatro e galerias culturais da zona sul e do centro da cidade, ir a um baile funk, conhecer santa Tereza, conhecer a noite pitoresca da lapa com suas rodas de samba, pagode etc., entre outros.
O Rio ainda possui algumas fontes de entretenimento ‘momentâneas’, temos ai o réveillon na praia de Copacabana, o carnaval de rua e na Sapucaí e arvore de natal da lagoa, o viradão carioca, o Rock in rio (Que volta agora em Setembro de 2011) entre outros. Vários festivais de musicas acontecem o ano inteiro. O Rio Centro na Zona Oeste é o maior centro de convenções da América latina. Lá acontecem desde micaretas, até feiras de negócios. É uma forma também de levar cultura, distração, alegrai a e entretenimento aos cariocas e não-cariocas. O programa mais carioca é a praia. Nelas você encontra desde moradores do subúrbio até aqueles que a tem a orla como seu endereço. Iguarias tipicamente cariocas como o biscoito globo e o mate leão são vendidos pelos ambulantes pelas areias. É um programa que reúne família, amigos e colegas. É um meio de sociabilização carioca típico. O Futebol que é uma paixão nacional é muito mais também uma paixão carioca. Em épocas de torneios e jogos quem nuca foi num clássico do fla-flu? Quem nunca sentou na arquibancada do João Havelange ou do Estádio do Maracanã (quando este não estava em reforma)?
A música é outra forma bem carioca de diversão. Moradores da cidade freqüentam e ouvem sem preconceitos os diversos tipos de músicas e estilos que existem. Vão desde um baile funk na favela até as boates mais caras nas zonas mais nobres da cidade. Grandes festivais de musica acontecem no Riocentro, no morro da Urca, na enseada de botafogo etc. Mais a literatura também é uma fonte de entretenimento. Basta olhar as livrarias de bairro lotadas de gente. Ver a FLIP em Paraty e outros eventos literários que ocorrem sempre. Até comendo o carioca se diverte! O que dizer das longas filas nas churrascarias ao domingos? Geralmente são reuniões familiares. É um programa mais de família. Os teatros sempre estão cheios, os altos preços cobrados bem superiores ao de cinema, não espantam os amantes da dramaturgia.
O carioca e um povo alegre por natureza e encontrar opções de diversão nessa cidade não é coisa difícil. Não é preciso ter destino de finais de semana ou coisa semelhante. É só juntar um grupo de amigos que a festa é garantida. Afinal, acaba-se o carnaval, mas a alegria não sai da gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário