
Sabores regionais Brasileiros
O Brasil por ser um País continental e por ter se formado pela junção de povos e costumes diferentes apresenta variações culturais em suas regiões. Essas diferenças também podem ser observadas nos sabores gastronômicos típicos dos vários estados da nação, que sofreram influência de índios, europeus e africanos.
No nordeste, por exemplo, a culinária sofreu grande influência indígena e africana. Alimentos como Tapioca, Pamonha e outros derivados da mandioca e do milho eram alimentos consumidos por índios. A carne seca também muito consumida na região vista as altas temperaturas e a incidência de sol o ano inteiro. Frutos do mar, principalmente camarões e lagostas também são muito consumidos na região litorânea, devido os estados nordestinos serem grandes produtores. Derivados de Caprinos também estão incluídos nessa lista. Queijo - coalho, canjica, baião-de-dois, rapadura, buchada-de-bode, mungunzá. São apenas alguns exemplos de tantas outras iguarias que pode ser encontradas na região.
Na região norte, os pratos típicos sofrem uma influência indígena enorme. A maioria dos pratos é a base de peixe, devido o grande volume de rios da região amazônica. O tucunaré e o pirarucu são os peixes mais consumidos na região, este último é considerado o ‘bacalhau-brasileiro’. Outro produto tipicamente Paraense que é consumido em todo o país é o Açaí, fruto de uma palmeira amazônica.
No centro-oeste são muito consumidos peixes (devido o número de cardumes gigantescos que existem nos Rios do pantanal) e muita carne (A pecuária do centro-oeste é a mais importantes do País. Frutos como o pequi e a mangaba ta, bem são muito consumidos na região. A culinária do Centro-oeste sofre influência das outras regiões e de países vizinhos por a região se localizar no centro da América do sul. Pratos Gaúchos, nordestinos, mineiros, paraguaios e bolivianos (nas regiões de fronteira) são facilmente encontrados na região.
O Sudeste é um ícone da culinária nacional. No espírito santo temos o alto consumo de peixes com destaque para a famosa moqueca capixaba e a torta capixaba. É um estado onde o consumo de frutos do mar é altíssimo. A cozinha mineira é famosa nacionalmente e internacionalmente. Os pratos regiões mineiros nos enchem de água na boca. Entre eles estão o queijo minas, feijão tropeiro e o famosíssimo pão de queijo. O Rio de Janeiro é uma mistura muito heterogênea do que existe no Brasil. Consome-se de tudo. Pratos nordestinos, amazônicos, indígenas estão presentes por toda a cidade. A feijoada é o prato mais carioca que existe. Famoso também é o Bife com fritas. Muito consumido no estado fluminense.
O Sul do País é uma região que tem sua culinária baseada na européia, visto o grande número e imigrantes naquela região. Arroz de carreteiro, chimarrão, churrasco no Rio Grande do Sul. Barreado no Paraná. Em santa catariana é grande o consumo de ostras e pratos alemães.
A culinária brasileira é diversificada. Sofre influência de vários povos e culturas tanto nas formas de preparo de alguns ali menos típicos como nas regiões de consumo. É isso, essa pluralidades de gostos e temperos que faz do Brasil um país de muitos sabores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário