domingo, 10 de abril de 2011

Arte . Por Tiago Paiva.


Arte rupestre

A comunicação é a maior necessidade da humana. O que então o homem fazia quando não tinha uma língua escrita ou domínio sobre a linguagem falada? Criou formas de se expressar e a arte foi o mais importante forma de comunicação usada no início da escala evolutiva da humanidade.
As formas mais comuns dessa comunicação pré-histórica são pinturas rupestre, feitas em pedras, rochas, cavernas. Eram esculpidos diversos desenhos através de objetos afiados em formas diversas. Que iam desde figuras que lembram animais a pessoas, cenas do cotidiano do homem das cavernas.
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano. Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, ossos e pedra. É a expressão artística mais antiga da humanidade. Esse tipo de expressão serve como valioso acervo de estudo para as várias fases do processo de evolução da humanidade.
A África é o continente com maior e mais expressivo acervo de pinturas, embora existam ainda existem em menor proporção na Ásia, Europa e Austrália. No Brasil as principais manifestações e vestígios desse tipo de arte são encontrados no parque nacional da serra da capivara e no município de São Raimundo nonato, ambos no estado do Piauí.
A escolha dos espaços - grutas, fissuras de rochas, proximidade de lagos e outros -, distante daquilo que seria normal casual, está repleta de sentidos. Há uma tendência a relacionar as pinturas realizadas com auxílio de tochas na escuridão das cavernas, por exemplo, a rituais religiosos. Do ponto de vista do repertório, a arte rupestre compreende temas considerados universais, todas essas pinturas possuem significados múltiplos entre si que podem ser sociais. Sexuais, rituais, religiosos e cerimoniais. É uma arte sim. Pré-histórica e cercada de muito mais significados de um quadro exposto em um museu. Foram pinturas feitas por grandes artistas, mas que não queria apenas expressar um estado de espírito, mas tinha nesse ‘arte’ uma forma de sobrevivência. Se quadros que foram pintados por artistas que morreram há poucos anos e tem significado bonito, hoje, vale milhões. Quanto então deveria valer essas pinturas que foram esculpidas por artista. Geniais que morreram ha ‘alguns’ mil anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário