segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Telecomunicações – O preço da Internet no Brasil. Por, Francisco Fabrício Rocha.



Se comparado com inúmeras economias ao redor do mundo, se tratando de acesso a internet, o Brasil ainda é um país extremamente atrasado. O custo da internet no Brasil, embora venha caindo, ainda é alto e representa o último entrave para a inclusão digital nas camadas mais baixas. A opinião é de especialistas dos setores de telefonia e banda larga que fizeram parte da mesa de debates na maior feira e congresso de TV por assinatura da América Latina, ABTA 2010, realizada em Agosto deste ano, em São Paulo.

Um dado assustador é que de acordo com pesquisa feita pela ONU (Organização das Nações Unidas), com informações compiladas pela Nokia Siemens, o Brasil é o país com o custo de internet móvel mais alto entre os países em desenvolvimento. Os estudos mostram que aqui e no Zimbábue a média dos valores é de US$ 120,00 mensais, enquanto nos outros países a variação é US$ 46,54.

O custo ainda alto dos acessos à Internet impede que o volume de conexões à Web nos domicílios brasileiros acompanhe o crescimento do número de computadores nos lares. Com isso, ano a ano cresce o volume de PCs sem qualquer conexão com a rede mundial. Enquanto não consegue pagar uma assinatura mensal de Internet, o brasileiro utiliza cada vez mais as lan houses, ou pontos públicos de acesso à Internet, onde paga preços baixos pelo tempo de conexão.

De que adianta comemorarmos as tendências de crescimento dos setores de telecomunicações, se no que diz respeito a conectividade o país ainda se mostra decadente e sem previsão de melhora num curto-prazo? A situação é preocupante...


Nenhum comentário:

Postar um comentário