domingo, 14 de novembro de 2010

Telecomunicação: Fibra Ótica. Por, João Maia.



Passados 20 anos ou mais, as linhas de fibra ótica se firmaram no mercado e revolucionaram a industria de telecomunicação, especialmente na industria de telefone de longa distancia. Não só serve para telefone, mas também para internet em todo mundo. Quando a substituição de cobre para fibra otica em ligações de longa distancia e no trafego na internet, ela reduz drasticamente os custos.

Para uma melhor explicação de como funciona uma fibra ótica, pense num imenso canudo ou um cano plástico flexível que seja bastante comprido, considere também que, por dentro, ele foi revestido com um espelho perfeito. Agora imagine que você esta olhando em uma das pontas do cano e que a vários quilômetros de distancia, na outra ponta, um amigo seu liga uma lanterna e reflete sua luz dentro do cano. Uma vez que o interior do cano é revestido de um espelho perfeito, a luz da lanterna refletirá na superfície do cano. Se o seu amigo fizer uma espécie de código Morse, vocês poderão se comunicar por meio do cano e essa é a essência do cabo de fibra ótica. Revestir um tubo com um espelho perfeito, seria muito trabalhoso. Por isso o vidro foi escolhido para substituir o espelho, pois o vidro é tão puro que, mesmo sendo extremamente comprido a luz consegue ser refletida.

Os cabos de fibra ótica modernos já conseguem carregar os sinais transmitidos por uma boa distancia, cerca de 100km, sendo assim, em uma linha de longa distancia, existe centrais que contém equipamentos capazes de capturar esses sinais e retransmitem para a próxima central com força total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário