quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EMPREENDEDORISMO – Jovens Empreendedores, Por, Daniela de Oliveira Gandra.


Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas idéias através da união entre criatividade e imaginação. E não adianta usar a desculpa de que ser empreendedor é algo genético, na verdade ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas.

Um exemplo recente da capacidade empreendedora de jovens, é o Peixe Urbano, site que foi o precursor dos sites de compra coletivas no Brasil. Segmento já muito conhecido e aproveitado pelos Estados Unidos, o nosso país ainda não tinha um mercado dedicado a este público em potencial. Dados divulgados pelo IBOPE Nielsen Online, mostram que sites de descontos ou compras coletivas chegaram a registrar 5.6 milhões de usuários únicos durante o mês de setembro deste ano, o que corresponde a 14% dos usuários de internet no mês, a pesquisa também aponta que em junho deste ano o número de usuários únicos acessando esses sites era de 1.7 milhão. Ou seja, o crescimento é exponencial.

O Peixe Urbano foi fundado por Júlio Vasconcelos e seu sócio Alex Tabor, que sempre investiram no mercado da internet. Júlio, depois de morar por mais de dez anos nos Estados Unidos, queria ter um projeto que o permitisse voltar ao Brasil. Ao olhar para as oportunidades do mundo da internet, apostou nessa ideia que já vinha dando certo entre os americanos. Ele tem consciência de que a empresa de jovens empresários desperta o interesse de investidores, afinal, não é com frequência que vemos jovens conquistarem tanto sucesso em tão pouco tempo.

Segundo Vivian Prokop, CEO da Canadian Youth Business Foundation e Presidente do Encontro de Jovens Empreendedores do G20, "Os jovens empreendedores estão à frente da recuperação econômica e desempenham um papel fundamental na garantia do crescimento robusto e sustentável tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento". Fica aí a dica de que cada um de nós tem potencial suficiente para desenvolver um novo negócio e contribuir, indiretamente, para o crescimento do nosso país.

Por: Daniela de Oliveira Gandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário