sexta-feira, 8 de abril de 2011

Turismo. Por Hamilton Wilson.


Turismo Sustentável


O turismo é uma das maiores indústrias do mundo e um dos setores econômicos onde se observou um crescimento vigoroso nas últimas décadas. Apesar dos impactos positivos do turismo serem muitos, poucos se dão conta de como ele influencia negativamente a vida de muitos, assim como, o meio ambiente.

A sustentabilidade, tem por principio a harmonia dos aspectos: econômicos, sócio-culturais e ambientais, e preconiza um balanceamento desses 3 fatores como condição para que o turismo possa se desenvolver de forma sustentável. Para tanto, alguns pontos devem ser observados:

  • Se recursos ambientais (praias, florestas, rios, etc.) são elementos chaves para o desenvolvimento do turismo em uma localidade, é essencial que se adote processos ecologicamente corretos para garantir a conservação da natureza e bio diversividade do local.
  • Atividade turísticas que afetem comunidades, devem preocupar-se em respeitar as características sócio-culturais, apoiando medidas que conservem seus valores tradicionais e heranças culturais.
  • Garantir operações de longo prazo e economicamente viáveis, que promovam benefícios sócio-econômicos para todas as partes envolvidas, incluindo: oportunidade de emprego e serviços sociais para comunidade local.

O desenvolvimento do turismo sustentável requer que as partes envolvidas estejam cientes dos impactos e consequências de novos projetos, assim como, uma liderança política que garanta a ampla participação da comunidade nas decisões. Atingir a sustentabilidade do turismo é um processo contínuo e exige monitoramento constante dos impactos, adotando medidas preventivas ou corretivas, sempre que necessário.

Os impactos mais evidentes do turismo são:

  • Meio Ambiente

A relação do turismo com o meio ambiente é complexa e envolve uma série de atividades, que podem ter efeito adverso. Os problemas estão usualmente relacionados a infra-estrutura, como a construção: de estradas, aeroportos, hotéis, resorts, centros comerciais, campos de golf e marinas. Se não forem tomadas precauções o desenvolvimento do turismo pode degradar aos poucos os recursos de que necessita. Pelo lado positivo, o turismo pode contribuir para a proteção e conservação ambiental. Aumentando a conscientização de valores ambientais, ele serve como ferramenta de proteção, ao mesmo tempo em que propicia o aumento da importância econômica de uma comunidade ou região.

  • Sócio-cultural

Surgem quando o turismo provoca alterações no sistema de valores e no comportamento da população local. Por outrolado, o turismo pode ser importante se existir a preocupação de se desenvolver na comunidade um sentido de orgulho nas suas tradições e cultura. A criação de empregos ajuda, ainda, na diminuição do êxodo das comunidades.

  • Econômico

A indústria do turismo gera inúmeros benefícios econômicos, tanto para as regiões turísticas quanto para as cidades de origem dos turistas. A motivação para uma região promover-se como destino turístico é o desenvolvimento econômico, especialmente nos países em desenvolvimento. Entretanto, o desenvolvimento econômico acelerado nem sempre é positivo, podendo esperar-se algumas consequências negativas como por exemplo:

    • Infraestrutura: obras de infraestrutura (saneamento, aeroportos, portos, estradas) pode custar muito aos cofres do governo local e, consequentemente, aos contribuintes.
    • Aumento de preços: a demanda adicional por produtos e serviços pode pressionar os preços, impactando na população local.

    • Dependência econômica: regiões dependentes economicamente do turismo podem ser muito afetadas por fatores: climáticos e econômicos. Já a sazonalidade do turismo, impacta diretamente na mão de obra alocada ao atendimento do turista.

O desenvolvimento do turismo sustentável depende em grande parte do consumidor, o turista, que deve privilegiar destinos turísticos que promovam a conservação ambientais e façam do turismo uma ferramenta para diminuição da pobreza local. A procura por destinos que oferecem infraestrutura sustentáveis, exerce forte influência na indústria do turismo cujo interesse maior é atender as necessidades e desejos dos seus clientes. Fator determinante no futuro do turismo sustentável, será a conscientização do turista quanto a necessidade de se conservar não só a natureza, mas também os aspectos sociais e culturais das regiões visitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário