terça-feira, 12 de abril de 2011

Politica. Por, FERNANDA DOMINGUES.

O governo de Barack Obama
Com o slogan “Yes we can”, cujo foco era a promessa de mudança e esperança, o início do mandato de Obama como presidente dos EUA apresentava um alto índice de aprovação. Porém, atualmente, ocorre exatamente o contrário. Sua popularidade demonstra um nítido declínio e, para alguns estudiosos da política, uma decadência sem precedentes, tendo como causas: o projeto de reforma do sistema de saúde americano, a crise econômica, iniciada antes mesmo de sua posse, mas que com o passar dos meses vem piorando, bem como o aumento do desemprego.
A rede CNN realizou uma pesquisa, na qual 42% dos americanos afirmaram rejeitar a gestão de Barack, contra os 33% que fizeram a mesma afirmação há um ano.”, ou seja, uma queda de sete pontos.
Apesar de ter se esforçado para “agradar” o povo, todas as medidas governamentais adotadas, entre elas: o pacote de estímulos oferecidos às instituições, o fim da Guerra do Iraque e a tentativa de reverter à alta taxa de desemprego, não ajudaram em nada.Tanto que, para alguns, a sua gestão é considerada como um pouco melhor do que a de George Bush. A revista “Economist” chegou a classificar a gestão de Obama como errada
Para completar, em meados de 2010, com a explosão de uma plataforma de petróleo da British Petroleum, o que se viu foi um Presidente impotente em relação às conseqüências drásticas causadas pelo petróleo que se espalhava pelo Golfo do México.
Resta aguardar as eleições presidenciais que ocorrerão em 2012 para sabermos se o democrata será reeleito, apesar de todas as insatisfações, ou se os americanos irão confirmar todas as pesquisas que demonstram o índice de rejeição, massacrando Obama nas urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário