
As Receitas de Moda
Quando se fala em moda, vem-se logo à cabeça desfiles, modelos, elegância, roupas caras, tendências. O que muitos não percebem é o valor agregado dos produtos de moda, que geram bilhões de dólares de lucro e enriquecem modelos e grifes.
Atualmente, temos que enxergar na indústria da moda como geradora de trabalho, de bens e também, de um sistema de negócios que nutre tanto a própria cadeia de produção (têxtil), como as áreas da mídia , que vivem de gerar informação sobre a moda e os modos elegantes de se vestir e de consumir diferentes tipos de produtos, que pertencem a este mundo, tais como as revistas, a indústria de cosméticos e a cultura da saúde voltada para a beleza.
O mercado consumidor brasileiro apresenta diferenças regionais em seus hábitos de consumo e em seu poder de compra, ligados principalmente à formação cultural, ao clima e ao estágio de desenvolvimento econômico de cada região. São nas regiões mais industrializadas e desenvolvidas, como o Sudeste e o Sul, que respondem por participações no consumo superiores por conta do maior poder de compra de seus consumidores. Visto também que as duas principais semanas de moda do País, Rio Fashion Week e SPFW, que movimentam milhões em seus dias de desfiles, se encontram nos Estados de SP e no RJ.
A Moda no Brasil movimenta mais de bilhões na produção e na comercilizaçao dos produtos, assumindo assim uma participação significativa do PIB Nacional. Incluídos neste mercado estão os artigos de vestuário, calçados e também os acessórios. O recorte por público-alvo mostra que as mulheres são as grandes consumidoras de moda no país. A moda feminina responde por grande parte da produção. Já o público masculino embora com menor participação, agora mais vaidoso, encontra-se em fase de expansão no consumo. A moda infantil também tem sua importância. A moda Brasileira é altamente diferenciada e voltada para todos os tipos de consumidores, visando a diversidade da cultura e do povo brasileiro, já que somos um País continental com variações regionais de consumo, cultura e clima.
Com o crescimento da classe média, deve aumentar também o número de novos consumidores, principalmente de produtos de grife. Produtos de moda embora estejam ligados à vaidade, são bens indispensáveis as pessoas, pois todos possuem a necessidade de se vestir, de colocar um perfume etc. É este um mercado cada vez mais amplo com maior numero de consumidores (cada vez mais exigentes) que deve ganhar muito em receita nos próximos anos. Ganham também que consume, porque terá maiores opções e produtos que satisfação realmente as suas necessidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário