
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo. São utilizados cinco elementos básicos para se criar um estilo: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia. O estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda.
A indústria da moda é um produto da era moderna. Antes de meados do século 19, a maioria das roupas era feitas sob encomenda. No início do século 20 com o surgimento de novas tecnologias como a máquina de costura, a ascensão do capitalismo global e do desenvolvimento do sistema fabril de produção, e a proliferação de lojas de varejo, como lojas de departamento de vestuário, tinham cada vez mais a ser produzido em massa em tamanho padrão e vendido a preços fixos. Embora a indústria da moda tenha se desenvolvido em primeiro lugar na Europa e América, hoje é uma indústria muito globalizada, com roupas, muitas vezes concebidos em um país, produzidos noutro, e vendido em todo o mundo. Por exemplo, uma empresa de moda americana poderia tecido de origem na China e tem as roupas fabricadas no Vietnã, terminou na Itália, e enviado para um depósito nos Estados Unidos para distribuição aos pontos de venda a nível internacional. A indústria da moda tem sido um dos maiores empregadores nos Estados Unidos, e continua assim no século 21. Contudo, o emprego diminuiu consideravelmente a produção cada vez mais movida no exterior, especialmente para a China. Como os dados sobre a indústria da moda, normalmente são reportados para as economias nacionais e expressos em termos da indústria de vários setores distintos, os valores agregados para a produção mundial de têxteis e vestuário são difíceis de obter. No entanto, por qualquer medida, a indústria representa uma parte significativa da produção econômica mundial.
A indústria da moda consiste em quatro níveis: a produção de matérias-primas, principalmente produtos têxteis e fibras, mas também de couro e peles, a produção de bens de moda, designers, construtores, empreiteiros e outros, as vendas no varejo, e várias formas de publicidade e promoção. Estes níveis em muitos setores distintos, mas interdependentes, que são devotados ao objetivo de satisfazer a procura dos consumidores, em condições que permitam aos participantes do setor a operar com lucros.
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