
A história do Guaraná Jesus
Dentro de tantas opções no tema Gastronomia e porque eu escolhi logo este? A história de um refrigerante exótico, pouco conhecido, porém, com um delicioso sabor de cravo e canela, com aroma e cor de tutti-fruti (rosa), esquisito não é? Mas, uma delícia, é a minha bebida preferida, dispenso qualquer outra bebida quando consigo obter o guaraná Jesus. Mas, porque essa dificuldade de encontrá-lo?
O Guaraná Jesus é uma marca de refrigerante que pertence a Coca-Cola Company, fabricado e distribuído regionalmente no estado do Maranhão. Aqui no Rio de Janeiro ele é vendido muito mais caro, só é encontrado na Feira Nordestina no bairro de São Cristóvão e sem muitas variedades de tamanhos. Aqui no Rio só encontramos a lata comum e a garrafa plástica de apenas um litro, já no Maranhão ele custa o preço normal de um refrigerante da Coca-Cola, lá encontramos desde garrafinhas de duzentos e cinquenta mililitros até garrafas de três litros e também em garrafas de vidro, que particularmente é mais saboroso.
Este saboroso refrigerante possui a cor de rosa, é composto com extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina. A fórmula do Guaraná Jesus, foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que por incrível que pareça era ateu, surgiu na década de vinte em uma tentativa de criar um xarope, mas devido a um acidente não deu certo. Mas, o suposto xarope agradou muito ao paladar dos netos do farmacêutico e assim surgiu o guaraná Jesus na cidade de São Luís, no estado do Maranhão.
Na década de sessenta, morre o farmacêutico Jesus Norberto Gomes, dezessete anos depois, a marca de refrigerante Guaraná Jesus é vendida para a Companhia Maranhense de Refrigerantes. No ano de 2001, a “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”, seguindo a comercialização do Guaraná Jesus somente no estado do Maranhão (para a minha insatisfação), pois gostaria muito que este refrigerante fosse vendido nos surpermercados do Rio de Janeiro.
Conheci esta deliciosa bebida em 1993, a primeira vez que fui ao Maranhão e adorei o sabor. Toda a minha família materna mora no Maranhão, então sempre que vou visitá-los trago uma mala cheia de guaranás Jesus e torço muito para que este refrigerante seja comercializado aqui no Rio, para que nao seja necessário eu pagar excesso de bagagem no aeroporto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário