
Jogos Oímpicos
Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, comum a enorme variedade de esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas de todo o mundo participam de várias competições. Atualmente temos os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando a cada dois anos, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C
Houve enorme evolução do Movimento Olímpico durante o século XX obrigando o COI (órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica) a adaptar os Jogos para o mundo da mudança das circunstâncias sociais; como: a criação dos Jogos de Inverno para esportes do gelo e da neve, os Jogos Paraolímpicos de atletas com deficiência física e os Jogos Olímpicos da Juventude para atletas adolescentes. Sendo assim, os Jogos Olímpicos se afastaram do amadorismo puro, para permitir a participação de atletas profissionais. A crescente importância dos meios de comunicação gerou a questão do patrocínio corporativo e a comercialização dos Jogos.
O Movimento Olímpico é atualmente composto por: , comitês olímpicos nacionais (CONs) , federações esportivas internacionaisee por comissões organizadoras de cada especificidade dos Jogos Olímpicos. Como o órgão de decisão, o COI é responsável por escolhera cada edição a cidade anfitriã. A cidade anfitriã é responsável pela organização e financiamento à celebração dos Jogos. O programa olímpico, que consiste no esporte que será disputado a cada Jogos Olímpicos, também é determinado pelo COI.
A celebração dos Jogos Olímpicos contempla muitos rituais e símbolos, como a tocha e a bandeira olímpica, bem como as cerimônias de abertura e encerramento. Atualmente em cada edição dos Jogos Olímpicos mais de 10.000 atletas competem em uma variedade enorme de modalidades esportivas. Os finalistas do primeiro, segundo e terceiro lugar de cada esporte recebem medalhas olímpicas de ouro, prata ou bronze, respectivamente.
Hoje quase todas as nações são representadas por seus atletas nos Jogos Olímpicos. Aumentando cada vez mais a disputa entre os atletas e também gerando inúmeros desafios, incluindo boicotes, doping, corrupção de agentes públicos e terrorismo. A cada dois anos, os Jogos Olímpicos e sua exposição à mídia proporcionam a atletas desconhecidos de todo o mundo a chance de alcançar fama nacional e muitas vezes também a fama internacional. Os Jogos Olímpicos também constituem uma oportunidade importante para a cidade e o país se promover, gerar empregos, aumentar a sua exposição no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário