
“O SOBE E DESCE DO CARDÁPIO BRASILEIRO”
Quando se trata de improviso, o brasileiro dá o famoso “jeitinho”, e quando se trata de economia, não ocorre nada de diferente disso. Isso é uma realidade que encontramos hoje no mercado e na mesa do brasileiro, com a inflação em tempo dê alta, alguns produtos tiveram seu valor influenciados e assim, aumentados, com isso o brasileiro se vê obrigado a mudar seus cardápios e se adaptarem a nova realidade e a compra de produtos similares. Mas nem tudo é má notícia, alguns produtos também obtiveram queda nos preços e assim estão voltando par a mesa do brasileiro.
O tomate, as laranjas, maças, pêras, as frutas em modo geral, foram os principais responsáveis pela inflação dos últimos 12 meses, as frutas aumentaram em cerca de 17%, o açúcar também não está com o preço nada doce, mais os brasileiros vão sentir falta mesmo, são dos pescados, ricos em ômega 3, que aumentaram cerca de quase 24%.
Por outro lado, devido a queda da taxa de inflação, alguns alimentos tiveram uma queda no valor, e assim as hortaliças e verduras voltam as mesas dos brasileiros, depois de aumento de 20% e fevereiro, em março, o produto voltou a cair e sua alta não chegou a 2%, mais o que mais merece destaque é a carne, depois de sucessivos aumentos, houve uma queda de 2,33%, o mesmo aconteceu com os cereais e legumes.
Segundo especialistas, o ritmo acentuado da inflação, de três, quatro meses atrás, não deve mais ocorrer de forma tão acentuada, o que faz com que os brasileiros consigam se adaptar melhor a nova realidade, porém essa alta dos preços dos alimentos acaba sendo transferida para outros setores, como aluguéis, tarifas de energia, entre outros. Fato este que nos mostra que o problema não acaba, apenas muda de setor, enquanto isso o brasileiro faz malabarismos para sobreviver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário