
PRESERVAR É... SER INTELIGENTE
O tempo pode ser cronológico ou relativo ao clima. No nosso caso é referente ao clima. A Terra, com seus cinco bilhões de habitantes, oferece clima tropical, seco, úmido, etc. O clima e o tempo estão intimamente ligados ao meio ambiente, devido à mata, o mar, as montanhas, a posição geográfica, aqui no Brasil onde predomina o clima tropical, mas devido à sua extensão territorial, existe diversidade climática, seja acima ou abaixo da linha do Equador.
Acima predomina o clima quente ou seco, baixo predomina o clima frio ou úmido. O homem quando agride ao meio ambiente, com desmatamento, construções e emissão de gases poluentes faz com que ocorram bruscas alterações, prejudicando a si mesmo, sofrendo inundações, danos à qualidade do ar e novas doenças, ou seja, qualidade de vida. Os animais e vegetais também são prejudicados com tais agressões, mas por uma visão otimista, vimos que está havendo maior consciência ecológica, inclusive principiando-se através da educação estudantil.
Vale ressaltar, ainda, a importância da água para a nossa vida, em alguns lugares ela já não existe mais, um exemplo disso é lá na África, as águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo. Outra situação desta, na África também, acontece no Sudão, eu li em uma reportagem dois sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.
Vamos refletir um pouco mais e nos conscientizar, valorizar mais a água, evitarmos o desperdício da mesma, pois se não mudarmos nossos costumes, em breve esta situação pode chegar aqui no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário