
Em 2008,
completaram-se 10 anos de privatização da prestação dos serviços de telecomunicações no Brasil, com a venda do controle acionário do Sistema Telebrás. A maioria da população esperava que a privatização traria melhorias neste setor tão mal visto por todos, afinal as reclamações eram notórias, ledo engano! No ano passado, o setor de telecomunicações - considerando as áreas de telefonia fixa e móvel, fabricantes de celular, TV paga e internet - foi o que mais recebeu reclamações nos Procons de 20 estados e do Distrito Federal. Os dados são do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, feito pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça.
O setor de telecomunicações foi responsável, em 2009, por 39,4% das demandas feitas pelos consumidores. Nesse segmento, a Oi foi a empresa que recebeu o maior número (5.966), seguida pela Nokia (3.598), Sony Ericson (3.526), TIM (2.376), LG (2.328), Claro (2.259), Samsung (2.202) e Vivo (2.023) – representando mais de 20 mil queixas de usuários.
Dados mais atuais, de abril de 2010, mostram que somente no Procon de Porto Alegre, foram contabilizadas 6.341 atendimentos, 2.810 a menos do que nos primeiros quatro meses de 2009. Do total de queixas registradas neste Procon no primeiro quadrimestre de 2010, 17,14% estava relacionado a empresas de telecom.
O motivo de tanta reclamação pode ser justificado pelo fato de os compradores estarem mais atentos para as armadilhas do consumo e mais esclarecidos à respeito do Código de Defesa do Consumidor. É claro que melhorias estão sendo colocadas em prática por estas organizações, mas sem dúvidas, ainda é preciso muito mais para melhorar este cenário perturbante.
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