Gastronomia
Norte a Sul do Brasil
A comida está presente em nossa memória, em nosso dia-a-dia e em importantes e marcantes ocasiões. Diz-se que não se pode inventar nada tão bom para que toda noite se possa conversar durante uma ou algumas horas, degustar sabores novos ou descobrir outros quanto um jantar. Há quem prefira, porém, que o prazer está nas pequenas porções saboreadas aos poucos e acompanhadas de uma prazerosa bebida.
O Brasil é um caldeirão cultural e por sua imensidão territorial possui muitas particularidades em várias regiões, sobretudo na cozinha. O Rio de Janeiro é conhecido pela comida de boteco que, acompanhadas do chope gelado, animam o pós praia carioca. A reverência a esse estilo é tanta que existe um festival que premia os melhores estabelecimentos na cidade ano após ano. Destaque para o tradicional Bracarense no Leblon e para os bares no Baixo Gávea.
São Paulo, megalópole nacional, tem de tudo. Por sua diversidade cultura, oferece opções de padrão internacional. Italianos e japoneses não sentem saudosos no que se refere à cozinha. No Rio Grande do Sul o carro-chefe é o churrasco. Ninguém assa uma costela bovina como o gaúcho e eles tampouco revelam os segredos de tal arte.
O Norte do Brasil é conhecido por seus peixes amazônicos como o tambaqui e pirarucu. Ainda pouco encontrado no centro-sul do país, alguns desses peixes têm características que se assemelham ao charmoso salmão. A pimenta baiana merece destaque com seu acarajé pesado apesar do clima quente da região.
Podemos dizer que do Oiapoque ao Chuí existe um roteiro vasto para uma odisseia gastronômica mostrando que todas as regiões brasileiras devem estar inseridos em guias turísticos voltados a culinária.
domingo, 10 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário