domingo, 10 de abril de 2011

Culinária. Por, John Lenon de Macedo Silva.


Culinária Africana

Muitas nações contribuíram para a formação da culinária africana, em especial a da África do Sul. Na Idade Média, os árabes levaram diversas iguarias para o continente, na época da colonização, foram os europeus que ajudaram a mudar a gastronomia africana.
A gastronomia africana deu origem a alguns alimentos muito apreciados aqui no Brasil, como o azeite-de-dendê, o cuscuz, o quiabo, a galinha d'angola, a pimenta malagueta e outros ingredientes de famosos pratos brasileiros.
Um dos principais pratos africanos é a carne de avestruz, a ave é uma das mais consumidas no continente, servida como tortas sopas e filés. Além de muito apreciada, a carne de avestruz contem menos colesterol que a carne frango ou peru.
A nossa culinária, é muito parecida com a africana, principalmente com a culinária baiana,pois na época da colonização,sofreu muita influência dos escravos que desembarcavam no estado. O acarajé, o vatapá e o caruru, que são os famosos pratos ‘‘baianos'‘, na verdade eram receitas usadas pelos africanos, como oferendas feitas às entidades, aos deuses africanos.
O coco, uma fruta também trazida pelos africanos, além de ser muito utilizado na nossa culinária, é muito utilizado no verão brasileiro, para nos hidratar e refrescar,durante as grandes temperaturas enfrentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário