segunda-feira, 11 de abril de 2011

ARTE. POR, VITOR ONOFRE.





ARTE
Existem quatro principais artes, as artes visuais, escultura, pintura e arquitetura. Destas quatro artes, a escultura e a pintura são as que mais se destacam. Uma definição formal de arte é "Para uma obra de arte ser a definição de forma compreensível, de verdade, é essencial que o artista a torne uma experiência." surge uma relação entre uma obra de arte e o observador, que é complexo, intangível e indemonstrável e varia de acordo com cada observador. A beleza que resulta da obtenção de um entendimento completo de uma obra de arte é derivada do senso de enriquecimento, de maior amplitude e profundidade na vida do observador,.




Quando o observador percebe que a beleza da arte esta relacionada com uma contribuição duradoura e vital para sua vida, se encanta, se emociona, chora. O artista deve trazer dois fatores em qualquer obra de arte, ou seja, os fatos objetivos do sujeito, que são as tentativas de trazer artistas de fora em sua análise e a síntese dos resultados dessa análise. Uma fotografia é distintivo do artista. É um registro, essencialmente, uma imagem de espelho, dos factos da aparência e contém pouco ou nenhum efeito sobre a qualidade temporal e característica necessária para uma obra de arte.
Portanto, certas pessoas leigas, não conseguem identificar uma obra de arte, pois muitas vão muito além de um simples risco num quadro. Temos alguns artistas Brasileiros reconhecidos internacionalmente, como: Di Cavalcanti, Candido Portinari e Hector Julio Paride Carybé. Di Cavalcanti tem obras comuns os temas sociais do Brasil, a estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos, abordou temas como o samba. Candido Portinari, dentre suas obras, destacam-se: “A primeira Missa no Brasil”. “São Francisco de Assis” e “Tiradentes”. Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, e o retrato de sua mãe e o do escritor Mario de Andrade. Carybé ilustrou capas de livros como Jorge amado e Cem anos de Solidão, a ilustração de Macunaíma de Mario de Andrade também foi feita por Carybé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário