sábado, 2 de outubro de 2010

Tecnologia. Por, Marcela Santana.


APPLE INC.

A Apple Inc. é uma empresa multinacional norte-americana que atua no ramo de aparelhos eletrônicos e informática famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registrada, Macintosh, com seu próprio sistema operacional, Mac OS, entre outros produtos.

Em setembro de 2010, a Apple tornou-se a segunda maior empresa do mundo, atrás da Exxon Mobil.[2

Apple foi fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers, em 1976, na Califórnia. Com vendas anuais (no ano fiscal de 2006) em torno dos US$ 19,3 bilhões,[3] e sediada em Cupertino, na Califórnia, a Apple desenvolve, vende e oferece suporte a uma série de computadores pessoais, reprodutores de mídia portáteis, software e hardware. Entre os produtos mais conhecidos da empresa estão a linha de computadores Mac, seu sistema operacional Mac OS X e a linha iPod de reprodutores de mídia portáteis. Para o iPod e seu programa, o iTunes, a Apple vende audiobooks, filmes, jogos, música, programas televisivos e videoclipes na sua iTunes Store, recentemente entrou no ramo de celulares com a criação do iPhone.

A empresa era conhecida por Apple Computer, Inc. pelos seus primeiros 30 anos de existência, mas retirou a palavra "Computer" de sua razão social em 9 de janeiro de 2007. A mudança de nome, que seguiu a introdução do smartphone iPhone e do sistema de vídeo digital Apple TV, é uma representante da contínua expansão da empresa em outros mercados além do seu foco tradicional em computadores.

A Apple também opera mais de 180 pontos de venda nos Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Itália.[6] As lojas vendem a maioria dos produtos da empresa, assim como muitos produtos de terceiros e oferece suporte e consertos no local para seu hardware e software. A empresa emprega mais de 20 000 pessoas mundo afora, entre cargos permanentes e temporários.[7]

Por uma variedade de razões, desde sua filosofia de design às suas raízes indie, assim como suas campanhas publicitárias, a Apple construiu uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultivou uma base de consumidores que é devotada de modo incomum à empresa e à sua marca.[

Mas a Apple não foi esse grande sucesso como nos pensávamos , todas as empresas passam por dificuldades . como por exemplo : Fracassos

  • Apple III - 1980, o fracassado sucessor do Apple II.
  • Apple Lisa - 1983, o primeiro computador da Apple a usar interface gráfica e mouse. Capaz de multitarefa não-preemptiva e equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM.
  • Apple Newton - 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão ("palmtop") com tela sensível ao toque ("touch screen"), reconhecimento de escrita, memória flash e processador RISC. Lançado três anos antes dos populares Palm Pilot.
  • Quicktake - 1994, uma das primeiras câmeras digitais voltada para o consumidor doméstico. Ficou no mercado durante 3 anos.
  • Apple Pippin - 1996, vídeo-game que foi um grande fracasso devido à pouca quantidade de jogos publicados e ao grande número de consoles que eram vendidos com defeitos de fabricação.
  • Os fundadores da empresa eram fãs dos Beatles e decidiram homenageá-los com uma "maçã", já que o nome da gravadora fundada pelos Beatles também era Apple. Porém, a adoção de um logotipo semelhante rendeu à gigante da informática um processo judicial movido pela gravadora na Inglaterra.
  • O nome "Macintosh" é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos.
  • O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.[10]
  • Os portáteis e iPhones Apple aparecem em várias sériese filmes tais como "Orfã", "Buffy-Cacadora de vampiros", "Lua Nova" , "Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios" e "O Livro de Eli"
  • Nas séries de tv da Nickelodeon como iCarly e Drake e Josh , os varios produtos da Apple como o iPhone, iMac, iPod ente outros, são representados por uma fictícia marca chamada Pear. Os produtos são os PearPhone, PearPods, PearTunes entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário