segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Entretenimento. Por, Bruno Sun.



Rock in Rio

O Rock in Rio foi realizada pela primeira vez entre 11 e 20 de janeiro de 1985, no Rio de Janeiro, Brasil. Foi construída a Cidade do Rock, assim depois conhecido, especialmente para atender o Rock in Rio. Em uma área de 250 mil metros quadrados foram criados dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento medico, uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas e o maio palco do mundo, até então, com cinco mil metros quadrados de área.

A grande fama do evento deveu-se ao fato de que, até sua realização, as grandes estrelas da música internacional que não costumavam visitar a América do Sul, pelo que o público local tinha ali a primeira oportunidade de ver de perto os ídolos do rock e do pop internacionais. Graças ao enorme sucesso do evento original, Roberto Medina promoveu, entre 18 e 26 de janeiro de 1991, o Rock in Rio II.

Após novo hiato, o ano de 2001 viu a realização do Rock in Rio III, nos dias 12 a 14 e 18 a 21 de janeiro. Nesta ocasião, os organizadores decidiram construir uma nova "Cidade do Rock", no mesmo local onde fora a primeira, com a inédita capacidade de 250 mil espectadores por dia e tendas alternativas onde se realizaram concertos paralelos aos do palco principal. Havia tendas de música eletrônica, música nacional, música africana e música mundial.

O evento recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o ato simbólico de observação de cinco minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas no dia 12 de janeiro de 2000, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial.

Após 10 anos o festival Rock in Rio retorna a cidade que deu o nome ao evento apresentado a quarta edição na cidade. Será realizada nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011, confirmada pelos produtores e pelo prefeito da cidade. A intenção da organização é que o evento ocorra de dois em dois anos a partir de 2011. Para a próxima edição, a organização espera reunir 120 mil pessoas em cada um dos seis dias de shows, nos quais haverá 14 horas diárias de música.

O Rock in Rio 2011 terá mais de 100 atrações entre os dias com estilos temáticos dedicados ao heavy metal, à música eletrônica e ao pop, entre outros estilos. Como em edições anteriores do festival, artistas de diferentes estilos devem dividir o mesmo palco em algumas apresentações. Os organizadores pretendem trazer Guns N´ Roses, Radiohead, Iron Maiden e Shakira. Entre os brasileiros, ele espera contar com nomes como Frejat, Evandro Mesquita, Marcelo D2, Pitty, Cidade Negra, Capital Inicial, Ed Motta, Sandra de Sá e Ivete Sangalo.

Para o empresário, o conceito do novo Rock in Rio é o de promover um "parque temático da música". Além do palco principal, com 100 metros de extensão, onde se apresentarão as grandes atrações, haverá outro menor, para 20 mil pessoas, destinado a encontros entre bandas de diferentes estilos, antes e nos intervalos dos shows principais.

A cada noite entrará em cena a música eletrônica, em uma tenda comandada por DJs que vão embalar o público até as 5h. Para o descanso haverá uma área de convivência batizada de Rock Street, com 30 lojas e lanchonetes. Também será montado um parque de diversões, com atrações como tirolesa, roda gigante e kaboom.

O Rock in Rio já aconteceu três vezes no Brasil: 1985, 1991 e 2001. Depois, o festival foi exportado para a Europa e ganhou edições em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010), na capital Lisboa. A versão mais recente é a espanhola, realizada em 2008 e 2010, em Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário