sábado, 2 de outubro de 2010

Gastronomia. Por, João Maia.


Hoje, no mundo ocidental, é cada vez maior o número de pessoas conscientes de que a deterioração dos padrões de saúde é decorrente de maus hábitos alimentares. A obesidade e a subnutrição são consequências diretas do consumo excessivo de amido e açúcar, bem como de produtos industrializados que, após passar pelas fases de refinação, processamento e coloração artificial, acabam destituídos da maior parte de seus nutrientes. É por esse motivo que se observa um interesse sempre crescente por formas alternativas e mais saudáveis de alimentação. Comer bem significa extrair o máximo proveito de alimentos integrais, naturais e não-refinados, de alto valor nutritivo em proteínas, vitaminas e sais minerais, e isento dos aditivos químicos. A recompensa é uma maior vitalidade, tanto física como mental, para que se possa esbanjar saúde. Afinal, a alimentação faz o homem.

Mudar exige esforço. Não é de uma hora para outra que se abandonam maus hábitos alimentares profundamente arraigados. Portanto, recomenda-se que as alterações sejam feitas de maneira gradativa. O mais importante , porém, são as refeições do dia-a-dia, e, ainda que, numa fase inicial, você seja vencido pela vontade de saborear uma guloseima, o ideal é que desde o início procure manter uma alimentação rica em frutas frescas, verduras e produtos integrais. Após experimentar o delicioso sabor dos alimentos naturais – e deleitar-se com a agradável surpresa de ver seus cabelos e olhos ganharem mais brilho, e o espírito, mais energia, como resultado dos novos padrões de saúde -, todo e qualquer desejo de consumir produtos nocivos acabará desaparecendo, sem risco de recaída.

Todo mundo reconhece que as verduras e frutas cruas desempenham um papel importante na alimentação saudável. O cozimento destrói não só as vitaminas e os sais minerais, de alto valor nutritivo, como também as enzimas digestivas. Por esse motivo, o ideal é que toda refeição seja iniciado com algo cru e fresco, rico em enzimas que facilitam a digestão, estimulam os sucos gástricos e ajudam o organismo a digerir e utilizar as proteínas de maneira mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário