terça-feira, 5 de outubro de 2010

Entretenimento. Por, Rafael de Sued Ramos.


Pela musica, definimos quem somos?

A musica é dos principais canais que um país tem para expressar suas ideias, sua cultura, seu sentimento. Canções famosas marcam épocas importantes brasileiras, como a ditadura, enquanto outras denunciam a pobreza e a corrupção. Mas sera que pela musica, conseguimos definir nossas características?

Um estudo, liderado pelo Dr. Matthew Woolhouse, da Universidade de Cambridge, em parceria com a Nokia Music Store (que possui mais de 11 milhões de faixas musicais disponíveis para download), pesquisou e analisou mais de 1,6 milhões de downloads de 13 países, criando um relatório da psicologia da música. O principal objetivo do estudo foi entender os gostos musicais nacionais de países de todo o mundo. O relatório mostrou que os estilos musicais favoritos variam consideravelmente em todo o mundo. No Brasil, Inglaterra, África do Sul e Alemanha, o Rock é o preferido, enquanto na Malásia, Singapura e Turquia, é o Pop. No México a musica latina predomina na Rússia o estilo preferido é o Rap, enquanto na Finlândia (país onde fica a matriz da Nokia) o country music é sucesso.

Analisando estes dados sobre os gostos musicais, é possível concluir que os brasileiros podem ser descritos como confiantes e criativos, enquanto os ingleses são mais extrovertidos e trabalhadores. O gosto musical dos alemães sugere que eles têm auto-estima elevada e são trabalhadores, enquanto os italianos são extrovertidos e gentis. No México, o gosto musical sugere ética profissional e auto-estima elevada, enquanto os Sul Africanos possuem um temperamento leve e uma auto-estima elevada.

O professor Adrian North, da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, também publicou um estudo interessante que relaciona a personalidade com o gosto musical. Alem de diferenças da personalidade (amantes da música clássica e do jazz são criativos, os da musica pop são trabalhadores, e da musica country são tímidos), ele mostra que também há relação de acordo com a riqueza: os mais ricos preferem musicas mais animadas, enquanto os mais pobres preferem as mais relaxantes.

Você concorda com o estereótipo dos brasileiros na pesquisa da Universidade de Cambridge? Você se encaixa neste estereótipo? Se olharmos a sua coleção de CDs e DVDs, ou melhor, a sua biblioteca de musicas do iTunes, conseguimos prever sua personalidade? Qual é o seu gosto musical? Qual é a sua personalidade? Vamos refletir e comentar.

Foto para ilustrar:

http://www.fernandosouza.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/02/iphone_piano_iano.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário