segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Esportes: Novos Esportes Radicais, Por Solon Amaral.



Após o sucesso dos patins, skate e mountain bike nos anos 80 e 90, começam a surgir com cada vez mais força, novos esportes urbanos, com o mesmo espírito aventureiro, desafiador, destemido dos seus predecessores, o “Parkour”, o “coasteering” e o “Mountainboard” conquistam em proporções crescentes inúmeros praticantes em todo o mundo.

O “Le Parkour” ou apenas Parkour como é conhecido, foi criado na Europa, mais precisamente na França em 1998, e se tornou altamente popular em todo o mundo, sendo tema de filmes, documentários e até games! O Esporte consiste em se movimentar da maneira mais rápida, eficiente e principalmente bonita pelos obstáculos naturais dos grandes ambientes urbanos, como prédios, muros, grades, postes, hidrantes... Enfim, são muitos os instrumentos para a prática do incrível parkour! Por ser um esporte bastante perigoso, sugiro que se treine bastante antes de tentar copiar os movimentos dos profissionais.

Outro que segue nessa mesma linha de obstáculos e correria é o “Coasteering”, nesse novo esporte criado pelos jovens da Grã-Bretanha, o objetivo é correr driblando as rochas dos desfiladeiros a beira de mares e rios da região. O esporte começou a ser praticado a pouco tempo mas já conta com muitos adeptos da emoção de se jogar em um bom mar gelado depois de alguns arranhões e escorregões.

O Mountainboard foi criado em 1994 na Califórnia, berço do skate e do surf, esportes que inspiraram e foram modelos para a elaboração do “skate de montanha”. Utiliza-se uma prancha de skate, grande e flexível, altamente resistente, com mini-pneus infláveis do tamanho de um prato e presilhas para encaixar os pés. O skate possui sistema de amortecimento e eixos. O esporte possui vários estilos e todos se baseiam na descida radical de um terreno inclinado e arenoso. São: Big Air, Slopestyle e free ride. O esporte radical esta sendo bastante praticado no interior de são Paulo e conquista praticantes diariamente com o seu estilo aventureiro e profissional. O objetivo é aproveitar os obstáculos para performar manobras radicais e descidas de tirar o fôlego!

Torne seu dia-a-dia mais saudável e sua vida mais emocionante, escolha o seu esporte radical e pratique com segurança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário