sábado, 2 de outubro de 2010

Esportes. Por, Rodrigo Carlos Pinto.



ESPORTES – Escândalos na Fórmula 1

A Fórmula 1 vem passando por um dos piores momentos da história da modalidade. São escândalos sucessivos e vêem abalando a credibilidade não só da categoria, mas do esporte automobilístico como um todo.

O último grande escândalo ocorreu em 2008, no Grande Prêmio de Cingapura, quando a Renault, chefiada até então por Flávio Briatore. O escândalo veio à tona no ano seguinte, devido as dificuldades de Nelsinho Piquet em renovar seu contrato. Segundo Nelsinho, a Renault ordenou que ele batesse o carro em um ponto da pista onde não seria possível retirar o carro sem a presença do safety car. Sabendo disso, seu companheiro de equipe Fernando Alonso entrou antes nos boxes e após o acidente, os demais pilotos tiverem que entrar nos boxes e Alonso assumiu a liderança da prova até o final da corrida.

O caso foi julgado e o chefe da equipe, Flávio Briatore, foi banido do automobilismo, mas a decisão foi revista e ele acabou punido por tempo determinado. Já Nelsinho, não sofreu nenhuma punição por ter ajudado nas investigações e Fernando Alonso não foi punido.

Esse ano a fórmula 1 sofreu mais um golpe, quando o piloto brasileiro Felipe Massa abriu passagem ao seu companheiro de equipe, após uma ordem da equipe Ferrari. A ordem foi colocada no ar durante a exibição da corrida e feriu a regra do esporte, que proíbe o jogo de equipe, jogo esse que sempre existiu, mas de forma camuflada, quando passou a ser proibido. Sem entrar no mérito de ser justo ou não, o fato é que esse é o regulamento aprovado para a temporada 2010 e foi burlado de forma clara. A equipe foi punida em 100 mil dólares e foi julgada posteriormente e mais uma vez, nada aconteceu.

Para a credibilidade do esporte, pior do que os escândalos são as não-punições. A impressão que se tem, e que talvez seja real, é que os interesses financeiros das equipes e demais envolvidos está sempre acima do esporte.

Outro brasileiro também esteve presente em um dos maiores escândalos da Fórmula 1. Na briga pelo título de 1988, Ayrton Senna precisava vencer as duas últimas corridas para chegar ao título, mas no Grande Prêmio do Japão, Senna fez a pole mas acabou ultrapassado pelo por Prost. Faltando 6 voltas para o final da corrida, Senna tem a ultrapassagem sobre Prost, que força o acidente. Senna ainda conseguiu trazer o carro de volta para a pista e levá-lo até os boxes para a troca do bico e ainda consegue vencer a prova.

Ao fim da corrida, Senna foi punido, sob a alegação de que cortou o caminho pela chicane na hora de voltar para a pista, com isso ele perdeu os pontos, o que acabou dando o título para Alan Prost. Depois foi comprovado que o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean-Marie Balestre ordenou que Ayrton Senna fosse punido. Depois de suspenso por 6 meses ,Senna teve que retirar as denuncias pra que pudesse voltar a correr.

No ano seguinte o troco foi dado por Ayrton, que forçou uma ultrapassagem de forma proposital, provocando a batida.

A ética faz parte do esporte, mas muitas vezes é deixada de lado em troca dos interersses pessoas de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário