sábado, 2 de outubro de 2010

Mercado de Trabalho,. Por, Bruno T. Sun.



O mercado de trabalho para os deficientes físicos é bem reduzido, é somente salvo pelas leis que os obrigam a contratar funcionários deficientes físicos. A Lei de Inclusão Social obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes. Mas esse tipo de inclusão, de acordo com o Conade (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física), esbarra em algumas dificuldades para o deficiente.

Os maiores obstáculos que os deficientes enfrentam, está o preconceito por parte dos colegas de trabalho, a necessária adaptação de ambientes de trabalho, como rampas e alargamento de portas, e a dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas.

A contratação de pessoas com deficiência aumentou 56% de 2005 para 2006, depois de fiscalização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Em 2005, 12.786 deficientes foram contratados depois de a empresa receber advertência, enquanto no ano passado foram 19.978. Em 2007 foram 4.151 deficientes inseridos no mercado de trabalho.

Porém muitos profissionais com deficiências desistem de buscar uma vaga no mercado de trabalho devido às dificuldades e os preconceitos. E outro motivo apontado para a exclusão desses profissionais é a falta de qualificação. Pois pela lei a valorização deles é enorme porem poucos tem formação adequada.

O empresariado está se conscientizando aos poucos e ainda se adaptando nas questões de acessibilidade, muitos empresários, que tem responsabilidade social que há tempos adequaram suas empresas e tendem a ter dificuldade de preencher algumas vagas pelo fato de alguns profissionais com deficiência não terem acessibilidade de sua residência à empresa, por isso o fator distância e barreiras urbanas têm influenciado bastante.

É importante para os profissionais com deficiência, graduados e com experiência para esta fase que se encontra, onde as vagas ofertadas não são compatíveis com sua capacitação técnica é ter uma boa rede de relacionamentos onde surgirão grandes oportunidades de emprego, para isso é necessário manter-se sempre atualizado, participando de cursos e palestras, além de desenvolver um bom trabalho onde passa, em qualquer situação, independente de profissional com deficiência ou não, o respeito e ética são fundamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário