sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições. Por, Eduardo Ricken.


O regime político adotado em nosso pais é a Democracia, em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos atraves das eleições. A democracia no Brasil existe em um sistema presidencialismo, em que o presidente da república, eleito pela maioria dos eleitores, é o chefe de governo e tambem o chefe de Estado.

O direito de voto é garantido sem discriminação de raça, classe ou sexo. Sendo obrigatorio para os maiores de 18 anos e facultativo para os maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos, maiores de 70 anos.

As eleições no Brasil acontecem de 2 em 2 anos sendo realizadas sempre no primeiro domingo do mes de outubro, o primeiro turno e, se houver o segundo turo, no ultimo domingo do mesmo mes.

O Brasil utiliza as urnas eletrônicas como instrumento de votação, uma solução brasileira com tecnologia nacional, inteiramente desenvolvida no Brasil, exemplo para muitos paises. A urna eletrônica automatizou 100% das eleições no Brasil e foi desenvolvida entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje.

A urna eletrônica é um microcumputador onde são gravados os votos dos eleitores sem que haja a sua identificação e ao final, os disquetes das urnas eletrônicas são enviados para apuração.

São feitas pesquisas para se ter uma noção de qual será o resultado das eleiçoes. Primeiramente, antes da votação, são realizadas pesquisas de intenção de voto dos eleitores, um grande grupo de pessoas são entrevistadas, e a partir de um metodo estatisticos chega-se a um resultado proximo ao que teremos ao termino das votações. Existe tambem a pesquisa de boca de urna, que são feitas quando o eleitor sai de seu local de votação, e é divulgada pelas principais redes de televisão aberta.

Os resultados das eleições são aguardados por toda a população, afinal, o futuro de todo o pais será traçado de acordo com a escolha dos representantes do povo, atraves do voto. Com o avanço da tecnoloia e a utilização das urnas eletrônicas, estes resultados poderão ser divulgados em apenas cinco horas e trinta minutos após o termino das votaçoes. Um grande avanço para a democracia em nosso pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário