segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESPORTE: Estará tudo pronto para 2014? E quanto vai nos custar? Por, Francisco Fabrício Rocha.

O Brasil já vinha com o projeto de tentar sediar a Copa do Mundo ou as Olimpíadas há quase duas décadas. Mas os projetos nunca conseguiam convencer o comitê que realiza os eventos; e está lá o Brasil tentando novamente, até que pronto, conseguimos e em dose dupla sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016! Finalmente convencemos a todas as organizações de que “no papel” seria tudo muito claro, rápido e que não faríamos feio. Pois bem, conseguimos convencer, mas colocar em prática, mesmo, é como todas as coisas no nosso país, demoram um pouco aqui e um pouquinho lá e no final a gente dá um jeitinho brasileiro pra dar certo. Porém o problema dessa vez é muito maior, uma vez que, não envolve somente os brasileiros e sim ao mundo, todos de olho em como o nosso governo cumpre o cronograma, atende a todas as exigências necessárias e se vai conseguir entregar tudo apto para o funcionamento para realizar dois eventos desta magnitude.

Por enquanto o que tem se visto por ai é uma longa embromação. Por que será? Poderia enumerar vários motivos, mas o que é intrigante, a meu ver, é o fato que deveria haver segundas opções viáveis no projeto para um possível problema, e não discutir isso a menos de três anos para a Copa das Confederações, um evento FIFA que é realizado um ano antes no país e serve para testar as estruturas todas, ou seja, daqui a três anos tem que estar tudo pronto ou 90% pronto.

E em meio a embargos de obras, licitações, reprovação da FIFA para alguns projetos começa a bater aquele medo se vai dar tudo certo, ai vem aquele político do seu estado exercendo o mandato atual e diz “Meus queridos e minha queridas podem ficar tranqüilos que vai dar tudo certo” ai você pensa ufa!!! Que bom!!! Porém quanto isso vai nos custar??? Lembra daquele jeitinho, pois é , podendo aumentar impostos para acelerar as obras e usar capital totalmente público para transformar isso futuramente pode pesar muito no bolso do povo. E como a nossa política ao longo dos anos não inspira nenhuma confiança com relação à corrupção e desvio de dinheiro chega a ser um prognostico assustador.

Acredito que estará tudo pronto até 2014 sim, conseguiremos um padrão de qualidade do evento quase tão bom quanto a dos países considerados de primeiro mundo, mas o preço que pagaremos por isso poder ser muito alto. Valerá a pena?


Charge: DALCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário