segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mercado de Trabalho – Como preparar o currículo ideal. Por, Francisco Fabrício Rocha.



Também chamado de currículo ou CV, o curriculum vitae nada mais é que um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. De uma forma mais direta, o currículo descreve quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui.

Ou seja, o currículo não é apenas um documento burocrático que se apresenta para concorrer a uma vaga. E sim, é o seu primeiro contato com a empresa que deseja trabalhar e, mais do que se possa imaginar, o currículo é analisado e observado nos mínimos detalhes. Um currículo bem apresentável e redigido, pode não garantir um emprego mas é sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo.

Algumas dicas são preciosas para não se fazer feio na hora de apresentar seu currículo, com pequenas mudanças podemos aumentar as chances de conseguir um emprego.

· Nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo, ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.

· Seja direto. Uma regra essencial diz que o currículo não pode ter mais que duas páginas. Segundo consultores de RH, se o profissional passou por muitas empresas, deve colocar apenas as quatro últimas experiências. Informações repetitivas também tornam o currículo longo e desinteressante.

· Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você não quer é ser apenas “mais um”

· Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha.

· Seja claro e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações que a empresa vá descobrir depois é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado.

· Escreva corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. Algo que dificilmente é admitido por todos os selecionadores são os erros de português.

· Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário