segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Culinária: Kebab, Por Solon Amaral.


Tradicionalmente Turco, o Kebab é um prato típico e muito saboroso, muito conhecido nos países árabes, Alemanha e Europa oriental.

O Kebab, ou churrasquinho grego como é conhecido no Brasil, se trata de um espeto de carne gigante que gira em torno de uma espécie de churrasqueira, ele pode ser de carneiro, cordeiro, bovino, caprino ou frango.

O Doner Kebab é uma adaptação do kebab original, e foi criado na Alemanhã para agradar o paladar dos europeus, tornou-se nas ultimas décadas um dos fast-foods mais consumidos do continente europeu. O Doner é servido na forma de um sanduiche, utiliza-se o pão pita (de origem Árabe), saladas, cebola, tomate, repolho, pepino, diversos molhos, alguns picantes e obviamente fatias finas de carne muito bem preparada no forno com cilindro giratório.

No Brasil encontramos o kebab com bastante força em São Paulo, é fácil encontrar casas especializadas na culinária turca do churrasquinho grego, já aqui no Rio de Janeiro, algumas “Lanchonetes” começaram a ser abertas no último ano, já podemos encontrar pelo menos duas no bairro de Ipanema, uma na Rua Visconde de Pirajá na altura da Farme de Amoedo e outra na Praça General Osório. Recomendo experimentar um Doner, bem preparado, tem um sabor bem particular, ao gosto dos Brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário