segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sustentabilidade, sobre o que estamos falando ? . Por, Silvia Madureira.




Hoje em dia a onda verde que foi trazida pelas questões eleitorais, despertam várias indagações sobre o tema sustentabilidade. Para discutir qualidade de vida atualmente, é necessário a reflexão relacionada ao local onde habitamos, ou seja, o Planeta Terra . Ao discutirmos isso, temos que necessariamente abordar temas específicos como : saúde , habitação, economia, pobreza , miséria, educação e outros aspectos que interferem diretamente na nossa qualidade de vida

O debate sobre o Desenvolvimento vem sendo travado há algumas décadas, mas recentemente se intensificou muitas vezes de maneira estimulante, com as drásticas mudanças políticas que o mundo tem sofrido o forte acirramento das tensões sociais e a incessante degradação do meio ambiente. Nesse contexto delicado, surge a proposta de um Desenvolvimento Sustentável como alternativa desejável, e possível, para promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais.

Essa tese, articulada pelo professor Ignacy Sachs, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, conquista cada vez mais apoio em todo o planeta. O professor Sachs, um profundo conhecedor dos problemas dos países do assim chamado Terceiro Mundo, e particularmente do Brasil, fundou na França o Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo e o Centro Internacional de Pesquisas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para aprofundar e desdobrar essa problemática.

O que é o Desenvolvimento Sustentável ?

"O Desenvolvimento Sustentável é um programa de mudança e aprimoramento do processo de desenvolvimento econômico de forma que ele garanta um nível básico de qualidade de vida para todas as pessoas e proteja os sistemas ambientais e sociais que fazem com que a vida seja possível e valha a pena." Para a Sra. Harlem Gro Brundtland, que foi Presidente da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, na ECO 92, evento histórico que trouxe de forma concreta para a sociedade mundial a discussão sobre Meio Ambiente . ‘O Desenvolvimento Sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades."

Para Ignacy Sachs, o conceito de desenvolvimento eqüitativo em harmonia com a natureza deve permear todo nosso modo de pensar, informando as ações dos decisores e de profissionais de todos os tipos, inclusive as dos funcionários burocráticos, que preparam e avaliam os projetos de desenvolvimento. Segundo Sachs, a longa luta só será vencida no dia em que for possível, ao se falar do desenvolvimento, suprimir o prefixo 'eco' e o adjetivo 'sustentável'".

Para o Prof.Ignacy Sachz, que foi um dos primeiros a cunhar o termo sustentabilidade , as

Cinco Dimensões da Sustentabilidade são :

:

SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Entendida como a consolidação de um processo de desenvolvimento baseado em outro tipo de crescimento e orientado por outra visão do que é a boa sociedade.

O objetivo é construir uma civilização do "ser", em que exista maior eqüidade na distribuição do "ter" e da renda, de modo a melhorar substancialmente os direitos e as condições de amplas massas de população e a reduzir a distância entre os padrões de vida de abastados e não-abastados.

Deve-se considerar o desenvolvimento em sua multidimensionalidade, abrangendo todo o espectro de necessidades materiais e não materiais, como corretamente enfatiza o PNUD [Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento] no Relatório sobre Desenvolvimento Humano, ainda que tal ênfase não se reflita no reducionismo de seu índice de desenvolvimento humano.

SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Possibilitada por uma alocação e gestão mais eficientes dos recursos e por um fluxo regular do investimento público e privado. Uma condição fundamental para isso é superar as atuais condições externas, decorrentes de uma combinação de fatores negativos já mencionados: o ônus do serviço da dívida e do fluxo líquido de recursos financeiros do Sul para o Norte, as relações adversas de troca, as barreiras protecionistas ainda existentes nos países industrializados e, finalmente, as limitações do acesso à ciência e à tecnologia. A eficiência econômica deve ser avaliada por meio de critérios de lucratividade microempresarial.

SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA [AMBIENTAL]

- Limitação do consumo de combustíveis fósseis e de outros recursos e produtos facilmente esgotáveis ou ambientalmente prejudiciais, substituindo-os por recursos ou produtos renováveis e/ou abundantes e ambientalmente inofensivos;

- Redução do volume de resíduos e de poluição, por meio da conservação e reciclagem de energia e recursos;

- Autolimitação do consumo material pelos países ricos e pelas camadas sociais privilegiadas em todo o mundo;

- Intensificação da pesquisa de tecnologias limpas e que utilizem de modo mais eficiente os recursos para a promoção do desenvolvimento urbano, rural e industrial;

- Definição das regras para uma adequada proteção ambiental, concepção da máquina institucional, bem como a escolha do conjunto de instrumentos econômicos, legais e administrativos necessários para assegurar o cumprimento das regras.

SUSTENTABILIDADE ESPACIAL

Voltada a uma configuração rural-urbana mais equilibrada e a uma melhor distribuição territorial de assentamentos humanos e atividades econômicas, com ênfase nas seguintes questões:

- Concentração excessiva nas áreas metropolitanas;

- Destruição de ecossistemas frágeis, mas vitalmente importantes, por processos de colonização descontrolados;

- Promoção de projetos modernos de agricultura regenerativa e agroflorestamento, operados por pequenos produtores, proporcionando para isso o acesso a pacotes técnicos adequados, ao crédito e aos mercados;

Estabelecimento de uma rede de reservas naturais e de biosfera para proteger a biodiversidade.

SUSTENTABILIDADE CULTURAL

Em busca das raízes endógenas dos modelos de modernização e dos sistemas rurais integrados de produção, privilegiando processos de mudança no seio da continuidade cultural e traduzindo o conceito normativo de ecodesenvolvimento em uma pluralidade de soluções particulares, que respeitem as especificidades de cada ecossistema, de cada cultura e de cada local.

Os Treze Princípios de uma Comunidade Sustentável

1. Não desperdiça recursos e produz pouco lixo

2. Limita a poluição de forma que possa ser absorvida pelos sistemas naturais

3. Valoriza e protege a natureza

4. Atende as necessidades locais localmente, sempre que possível

5. Provê casa, comida e água limpa para todos

6. Dá oportunidades para que todos tenham um trabalho do qual gostem.

7. Valoriza o trabalho doméstico

8. Protege a saúde de seus habitantes, enfatizando a higiene e a prevenção

9. Provê meios de transporte acessíveis para todos

10. Dá segurança para que todos vivam sem medo de crimes ou perseguições

11. Dá a todos acesso igual às oportunidades

12. Permite que todos tenham acesso ao processo de decisão

13. Dá a todos oportunidades de cultura, lazer e recreação

Fonte : Artigos do Prof. Ignacy Sachs

Nenhum comentário:

Postar um comentário