segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tecnologia. Por, Flávia Maria Pimentel Magalhães.






A nova onda se falando de tecnologia, é a interatividade. Todas as novidades que surgem no mercado caminham para esse sentido. Esse tipo de inovação aparece na maioria dos aparelhos eletrônicos, como por exemplo, celulares, computadores e videogames.

Nos celulares podemos notar essa evolução nos modelos que dispensam o teclado, com o uso da tecnologia das telas Touchscreen, sensíveis ao toque.

Nesses aparelhos você desenvolve todas as suas funções, como realizar ligações, mandar mensagens, tirar fotos, entrar na Internet, jogar entre outras coisas, utilizando o toque dos dedos ou de uma caneta Stylus. Nos computadores as funcionalidades e vantagens não são muitos diferentes, também usando a tecnologia Touchscreen. Nos modelos a venda no mercado, temos o Hp TouchSmart, o da foto abaixo, mesmo vindo incluso teclado e mouse, não é necessário os dois periférico para o uso desse desktop, sobrando mais espaço na escrivaninha. Basta apenas tocar na tela para fazer o que você já faz: navegar na Internet, pesquisar, escrever, desenhar e ouvir música.


Mas os que mais fascinam em questão de interatividade são os videogames. O primeiro a surgir no mercado com essa tecnologia, onde seus movimentos comandam o jogo foi o console Wii, da Nintendo. Mas na maior feira de videogames do mundo, realizada em junho na Califórnia, a Electronic Entretainnment Expo, outras marcas aderiram à novidade. A Microsoft apresentou o Kinect, sistema de controle de games que usa apenas o corpo e a voz, usando uma câmera com microfone embutido. Já a Sony, lançou o Move, equipamento de captura de movimentos com dois controles, parecido com o usado pelo Wii.

E isso só foi uma mínima demonstração dessas inovações, as primeiras a serem lançadas. Acho que ainda nos surpreenderemos ainda mais, pelo que a de vim, se levarmos em conta a velocidade das evoluções tecnológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário