sábado, 2 de outubro de 2010

Mercado de trabalho. Por, Livia Diniz.


Crescer, estudar, estagiar, arrumar um bom emprego e se aposentar. Era desta forma que há alguns anos pensava-se sobre o mercado de trabalho e a vida profissional, mas hoje, nos tempos da tecnologia da informação, da velocidade, da exigência por resultados e da competitividade acirrada, tais conceitos caíram por terra. Já se foi o tempo em que um diploma superior era garantia de emprego, atualmente o mercado exige de todos os profissionais, independente da área de atuação, uma espécie de multi-especialidade. Já não basta ter especialização em uma só área, é importante buscar uma formação interdisciplinar, conhecendo todos os setores da empresa pondo em prática todos os conhecimentos adquiridos de forma global a fim de alcançar o objetivo de gerar resultados todos os dias. Por isso, pensar que acabam-se os estudos ao término da faculdade é acomodar-se e conformar-se em ser um profissional mediano, é “dar um tiro no próprio pé” e na carreira profissional já que o mercado está cada vez mais seletivo e só dá lugar aos melhores.

Pra começar, a elaboração de um plano de carreira, buscar insights, saber onde e como se quer chegar a determinado patamar, que cargo pretende assumir num determinado horizonte de tempo é fundamental. É preciso estabelecer metas pessoais e traçar planos, conhecer que tipo de formações exige o cargo em questão. Agregar valores e conhecimento ao currículo, estar atento as novas tecnologias que dão visibilidade ao próprio perfil profissional no mercado, bem como utilizar as ferramentas mais modernas para impulsionar a carreira como coaching, além de estar sempre desenvolvendo e mantendo um bom networking são fatores primordiais para alcançar um bom coeficiente de empregabilidade.

Além disso, os conhecimentos profissionais e as habilidades técnicas são fundamentais para o ponta pé incial, mas também passou a ser essencial o desenvolvimento das habilidades comportamentais, bem como trabalhar o marketing pessoal e praticar a comunicação. O mercado procura além de um profissional altamente qualificado, uma pessoa que seja resiliente, hands-on, que saiba desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe e a pró-atividade.

É bem verdade que é difícil conciliar os contratempos da vida pessoal e da profissional frente a toda essa dedicação que esse processo de qualificação e reciclagem eterna exigem de cada um de nós. Porém não existe mágica, para alcançar o objetivo, ser um profissional de excelência, se destacar e ser reconhecido é preciso ter planejamento e fazer escolhas para que mais tarde possamos colher os frutos de uma vida profissional de sucesso, e ao olhar pra trás, tenhamos a satisfação de saber que fomos capazes e competentes durante toda a trajetória profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário