segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A vida moderna e as reflexões de Faith Popcorn – 99 Vidas X Tecnologia. Por, Silvia Madureira


Segundo pesquisas, desde o advento do relógio de corda, do relógio de pulso e mais recentemente , com a invenção do controle remoto, ocorreu uma mudança no modo de vida das pessoas , de um tempo mais devagar para um modo de vida high tech, com o advento das novas tecnologias e suas interferências no cotidiano das pessoas .

A tecnologia vem mudando a forma com que o consumidor vê o tempo. A tecnologia atualmente acelera as nossas vidas e encoraja a dependência , dos gadgets eletrônicos, haja visto o aumento do número de celulares no Brasil e ampliação do acesso das classes menos favorecidas a redes sociais e aos computadores .

Hoje a sociedade vive com o sentido de urgência a respeito do tempo, a falta de tempo, tempo escasso e curto, tempo real , prazos, multitarefas, a pressa o stress e os diversos cursos “como otimizar seu tempo” etc..Ou seja o tempo passou á ser uma commoditie valiosa nos tempos modernos.

A tecnologia tem prometido ao consumidor , poupar tempo e mão de obra , deixando as pessoa livres para se dedicar as atividades realmente importantes, e ampliando as possibilidade de ócio e lazer . Poucos negarão que as tecnologias que tornaram a vida mais fácil, particularmente no século passado, com o advento da máquinas utilitárias para o lar . Cada vez mais aquilo que promete poupar nosso tempo consome nosso tempo. Já que em função da velocidade da novas informações temos que “criar”um tempo para aprender coisas novas .

Baseado nesse fenômeno de transformação da vida moderna, a mega publicitária, conhecida como a “Nostradamus do Marketing” Faith Popocorn, criou o Relatório Popcorn, onde a autora discorre sobre o que chama das “99 Vidas”, onde ela destaca que com a rapidez do tempo e com as novas tecnologias , as pessoas começaram a assumir novos papéis na vida moderna, como ter dois empregos, fazer parte de diferentes grupos, manter-se informado e etc.. Ou seja hoje em dia vivemos um tempo de contradições, modernidade versus qualidade de vida .

Com todos esse ritmo desenfreado as pessoas perderam qualidade de vida, e começam a repensar suas expectativas em relação a vida e seus valores. A partir daí nasce uma questão filosófica em relação a panacéia da pós-modernidade e que sociedade ela vai desenhar para o futuro . Será que a dependência tecnológica irá substituir valores tradicionais de vida ? Até onde será permitida a alienação das pessoas e o isolamento em função dos novos recursos de comunicação .

Uma das tendências identificadas por Faith Popcorn, foi o enclausuramento, ou seja o habito do “cocooning”, a casa como referencial de segurança, e criação de uma estrutura que permita ao individuo viver sem precisar deixar os seu lar . Isso só é possível em função das novas tecnologias de comunicação a distância e as facilidades criadas por elas . Será que essa sociedade formará indivíduos saudáveis, ou teremos pessoas isoladas e alienadas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário