sábado, 2 de outubro de 2010

Tecnologia. Por, Joao Paulo Mansour.


Emirados Árabes devem bloquear serviços de BlackBerry por razões de segurança

O governo dos Emirados Árabes Unidos informou que algumas funções importantes dos smartphones BlackBerry deverão ser bloqueadas por razões de segurança. A vizinha Arábia Saudita deve fazer o mesmo. O motivo seria a incapacidade desses governos em monitorar a transmissão de dados nesses equipamentos. A decisão deve impedir que centenas de milhares de usuários da região tenham acesso a serviços de e-mail e de internet no equipamento. A medida, que deve entrar em vigor em outubro, pode ameaçar a reputação da região como um centro turístico e empresarial.

Os dados do BlackBerry são encriptados e transmitidos para outros países. A decisão do governo é em parte motivada pelo medo de que o sistema possa ser explorado por terroristas. No entanto, analistas acreditam que a decisão é mais uma tentativa de controlar o fluxo de informação no país conservador, aliado dos EUA. No país estão situadas Dubai, capital de negócios do golfo, e Abu Dhabi, cidade rica em petróleo.

A escolha do BlackBerry - e não de outros smartphones - deve-se ao fato de o aparelho ser o único a enviar os dados dos remetentes para servidores em outros países. Ao contrário de outros smartphones, o BlackBerry usa um sistema que atualiza a caixa de entrada de e-mail enviando mensagens encriptadas por meio de servidores em vários países, incluindo servidores no Canadá, sede da empresa RIM (Research In Motion), fabricante do equipamento.

Usuários gostam do sistema porque é considerado mais seguro. Mas ele também torna as mensagens do BlackBerry mais difíceis de monitorar, o que é malvisto pelas autoridades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário