sábado, 2 de outubro de 2010

Esportes : Parceiros da Saúde, Por, Priscila Miranda de Freitas .




O Esporte além de estar envolvido em atmosferas de competição, é uma atividade física. Atualmente, mais que sempre, há uma conscientização da importância deste para a saúde, para o convívio social e para o desenvolvimento do homem em seu ambiente de trabalho. Logo, aliado ao exercício físico, bons hábitos de vida e uma boa alimentação, são condições fundamentais para um organismo mais saudável.

Muitos são os prós para quem faz atividade física regularmente, os resultados aparecem no corpo interna e externamente, pele, músculos, ossos, tendões, orgãos (desde que o exercício físico seja feito com cuidado, tenha aval de um médico e acompanhamento de um profissional da área de Educação Física) estes se mantém mais saudáveis. Além da disposição física, a saúde mental (o raciocínio melhora) e emocional são beneficiadas .

Para praticar esportes, não há limite de idade, não exige-se condições financeiras, mas precisa ter vontade. Suas conseqüências: pode ser superado todo o tipo de adversidade da vida, através da disciplina que é desenvolvida, mas isto depende de cada um.

Em específico, os esportes coletivos, além de ajudar em todos os aspectos já mencionados, ajuda também na socialização do indivíduo, o torna mais solidário, mais participativo, com mais noção de trabalho e resultado em equipe, pois sabe que o resultado só virá desta forma.

Programas sociais deveriam promover mais atividades físicas junto à população. Com certeza a conscientização sobre a importância do esporte e as pessoas praticando-o disciplinadamente, o número de atendimento nos postos de saúde iria diminuir, pois a prevenção de doenças é o melhor remédio.

Algumas empresas já têm estrutura para promover atividades físicas dentro do seu ambiente de trabalho (em locais específicos) e proporcionam assim melhoria na saúde de seus funcionários e consequentemente, melhor produtividade e resultados da sua equipe.

Desta forma, seja na areia, na quadra, na pista, na água, a prática de atividade física ajuda manter a saúde em equilíbrio dia após dia, e promove melhorias na Qualidade de Vida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário